Pular para o conteúdo principal

Mais agências fechadas por falta de refrigeração

Linha fina
Banco do Brasil, HSBC, Caixa e Itaú tiveram unidades interditadas pelo Sindicato; vigilante passa mal por causa do calor e tem de ser socorrido
Imagem Destaque

São Paulo – Continua o drama de bancários e clientes ocasionado pela falta de ar condicionado em agências de São Paulo. O Sindicato teve de interditar mais cinco unidades nesta quinta-feira 6: uma do HSBC, uma do Banco do Brasil, outra da Caixa Federal e mais duas do Itaú.

> Fotos: galeria das paralisações

Em uma delas um vigilante passou mal devido ao forte calor e precisou ser socorrido pelo Resgate. O caso ocorreu em uma agência do HSBC no bairro da Liberdade, na terça-feira 4. Na quinta, o Sindicato esteve no local para fechar a unidade.

A dirigente sindical Liliane Fiuza conta que o ar-condicionado vinha apresentando problemas há cerca de um mês, até que quebrou de vez nesta semana. “O banco prometeu o reparo do aparelho ainda nesta quinta-feira, mas enquanto isso não acontecer, a agência permanecerá fechada”, afirma Liliane.

Desde o início do ano, o Sindicato já registra ao menos 112 ocorrências desse tipo. Foram 70 casos em janeiro e 40 somente na primeira semana de fevereiro.

Banco do Brasil – Na zona leste da capital paulista o Sindicato teve de interditar uma agência do Banco do Brasil também devido às altas temperaturas causadas pela falta de refrigeração. A unidade se localiza na Avenida Rio das Pedras, em Aricanduva.

Segundo o dirigente sindical Willame de Lavor, o banco se comprometeu a solucionar a situação. “Os técnicos estão na agência tentando identificar o problema, mas ela continuará fechada o dia todo nesta quinta-feira”, ressalta.

Caixa – Na Rua São Bento, a agência da Caixa localizada exatamente ao lado do Sindicato, no Edifício Martinelli, também não abriu nesta quinta-feira por causa do mesmo problema.

Outra agência da Caixa localizada na Avenida Rio das Pedras, em Aricanduva, também apresentou problemas no sistema de refrigeração. Segundo o dirigente Dionísio Reis, o banco alega que a instalação elétrica não suporta um aparelho de ar mais potente.

“Não nos interessa os aspectos técnicos. Os empregados estão fazendo o atendimento, e ter condições de trabalho é o mínimo exigido”, diz o dirigente, lembrando que o Sindicato está acompanhando de perto a questão.

Itaú – Uma unidade do Itaú no Largo Santa Cecília permanece fechada desde quarta-feira também devido a falhas no ar-condicionado. Mais duas agências do banco - uma na Avenida Paulista e outra na Avenida Marechal Tito, zona leste -, foram interditada na quinta-feira 6.

A diretora do Sindicato Valeska Pincovai orienta aos bancários do Itaú para, em primeiro lugar, abrirem um chamado no setor de manutenção do banco caso ocorram problemas semelhantes. “O departamento de manutenção do banco alega que isso não está ocorrendo. Se eles não resolverem, aí o bancário deve procurar o Sindicato”, completa a dirigente.

Leia mais
> Mais de cem denúncias de ar-condicionado quebrados em 2014


Redação –  6/1/2014

seja socio