São Paulo – O Sindicato pressionou e o Bradesco emitirá a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) para os trabalhadores da agência Capela do Socorro, na zona sul, que foi assaltada no dia 19 de dezembro. A CAT serve para notificar acidentes decorrentes do exercício do trabalho ao INSS. A emissão do documento é obrigatória, de acordo com artigo 169 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) combinado com o artigo 269 do Código Penal.
> Bradesco nega direito em caso de assalto
Mesmo sendo um direito do trabalhador, a emissão do documento nas situações de assalto são dificultadas pelos bancos. “As alegações são diversas. Falta de informações no laudo médico, demora na análise por parte do setor responsável, e por aí vai. Enquanto isso, o trabalhador fica desprotegido”, destaca a diretora do Sindicato Fernanda Reis. “Os trabalhadores comemoraram finalmente o respeito ao direito e agora poderão prosseguir os tratamentos de recuperação com um pouco mais de tranquilidade”, completa.
A dirigente ressalta que o bancário que passa pela situação traumática de um assalto se sente constrangido e inseguro. “Por isso, muitas vezes eles querem demonstrar que superaram o trauma. Na realidade, estão fragilizados com o fato, pois passam a ser investigado, temem a perda do emprego e ainda precisam se tratar do estresse da violência sem prejudicar o desempenho nas atividades. Nesta hora, o trabalhador deve se lembrar que o Sindicato está aqui para protegê-lo e muni-lo de informações”, lembra.
O Sindicato continuará acompanhando a recuperação dos funcionários e o banco forneceu o atendimento de psicólogos, como é previsto pela Convenção Coletiva de Trabalho. Vale lembrar que os bancários que trabalham em agências que sofrerem assalto devem entrar em contato com dirigentes sindicais para que possam garantir seus direitos.
Redação – 4/2/2015
Linha fina
Representação dos bancários continuará acompanhando o caso e orienta bancários a denunciem episódios como esse para garantir seus direitos
Imagem Destaque