Pular para o conteúdo principal
Chapéu
MÍDIA INDEPENDENTE

Rádios livres formam central de notícias do dia de luta contra reforma da Previdência

Linha fina
Estúdios montados na sede da CUT distribuirão conteúdos de radiowebs para emissoras comunitárias, para contrapor à cobertura da mídia tradicional, que insiste em criminalizar os movimentos dos trabalhadores
Imagem Destaque
Foto: CC Wikimedia

São Paulo – O Movimento Nacional de Rádios Comunitárias montou uma central de comunicação compartilhada para a cobertura das manifestações, greves e atos públicos desta segunda 19, dia nacional de mobilização contra a reforma da Previdência, organizado pelas centrais sindicais e movimentos sociais. A iniciativa, segundo reportagem da Rede Brasil Atual,  é uma forma de furar o bloqueio e o discurso único da mídia tradicional. A central de comunicação irá receber e distribuir conteúdos de emissoras como a Rádio Brasil Atual, a Rádio Democracia, a Rádio CUT e a Brasil de Fato. A rede envolve cerca de 600 rádios – entre independentes e comunitárias – pelo país. 

“A Rádio Democracia volta mais uma vez para unificar a luta em defesa da democracia e contra a retirada de direitos, buscando mais uma vez ser o espaço daqueles que não têm voz. É preciso desmascarar a narrativa da mídia golpista, que tenta mais uma vez enganar o povo brasileiro sobre esta ‘Reforma da Previdência’”, afirma comunicado do movimento.

A central de rádio foi montada, em dois estúdios, na sede da CUT, no Brás, em São Paulo: um para transmissões em português e outro, em espanhol.

A disposição, segundo os organizadores, é ampliar a utilização do meio rádio para a cobertura das lutas dos trabalhadores, fazendo a cobertura nacional e internacional, integrando esforços de comunicação das emissoras livres, comunitárias e independentes do Brasil e da América Latina, com a participação de correspondentes voluntários, contribuindo com conteúdos colaborativos. 

"Em tempos de internet a gente vai descobrindo que muita gente ainda faz e ouve rádio. Temos radiowebs, comunitárias, abertas, legislativas, universitárias, todas na luta e produzindo conteúdo muito parecido. A central vai pegar notícias sobre o dia de luta contra a reforma da Previdência de vários pontos do país e distribuir entre elas.  Somos até agora mais de 600 pontos no Brasil. A finalidade é vencer a luta da comunicação, democratizando de fato, trazendo o 'nosso povo' para o centro da programação, disse Paulo Salvador, coordenador geral da Rede Brasil Atual.

Salvador reforça a necessidade de a sociedade buscar meios de se contrapor ao discurso ‘tóxico’ da mídia tradicional e da campanha oficial do governo a favor da reforma da Previdência. “É uma batalha que a gente já vem travando há anos. Produzimos diariamente conteúdo de qualidade, mas o desafio é distribuir, fazer chegar nossa voz a mais e mais pessoas.”

A CUT orienta os sindicatos e ramos que possuem radiowebs ou parceria com rádios comunitárias ou livres a se integrarem à cobertura. É preciso fazer um rápido cadastro no site www.radiodemocracia.net.br para, em seguida, receber por e-mail um link para a retransmissão do conteúdo gerado.

As rádios comunitárias integradas à rede também poderão enviar áudios e sonoras de até um minuto, para compor o noticiário das mobilizações em suas cidades por meio dos aplicativos Whatsapp ou Telegram para o número 011-94013-1238.

Para acompanhar a transmissão da rede integrada, há um aplicativo de celular que pode ser baixado pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.livecast.stm.radiodemocracia. O estúdio em português também terá transmissão de imagens que pode ser acompanhadas pelo portal https://tv.socializandosaberes.net.br/radiodemocracia ou pelo Facebook da CUT Brasil

Para acompanhar a cobertura em espanhol é preciso abrir o portal da Rádio Democracia com acesso pelo botão “Canal em Espanhol”.

 

seja socio