Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2026

Greve na Caixa chega ao 13º dia com agências fechadas em todas as regionais

Imagem Destaque
Imagem mostra uma mão segurando um adesivo onde se lê "greve", em frente à fachada de uma agência da Caixa

A greve dos empregados da Caixa Econômica Federal chegou ao 13º dia nesta terça-feira 22, com 293 agências fechadas e a mobilização mantida nas áreas de atuação das sete regionais do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

O movimento segue forte, apesar da abertura pontual de algumas unidades e do retorno de parte dos trabalhadores em determinados locais. Confira como foi a greve um dia depois da rejeição da última proposta da Caixa pelos bancários lotados na área de atuação deste Sindicato.

Paulista

Na Regional Paulista, das 33 agências situadas na área, apenas uma estava funcionando parcialmente. Em outras duas houve aumento do número de empregados no interior das unidades.

Nas demais agências, a paralisação permaneceu sólida, em muitos casos somente com o gerente-geral dentro da unidade.

A adesão é menor nas concentrações. No prédio da rua Gentil de Moura, com cerca de 80 empregados, 35 estavam trabalhando presencialmente e os demais em home office. Em outra concentração, que reúne cerca de 700 empregados, a grande maioria também estava trabalhando remotamente.

Comissão de Esclarecimento em frente ao prédio da av. Paulista, paralisado

Centro

Na Regional Centro, os prédios São Joaquim e Sé foram fechados. Das 23 agências acompanhadas, uma permaneceu totalmente fechada, uma estava aberta e outras 21 estavam parcialmente fechadas.

O cenário apresentou pouca alteração em relação à última sexta-feira 18, e não foram registrados conflitos com clientes, bancários ou ocorrências policiais.

Prédio da São Joaquim segue paralisado no 13º dia de greve

Oeste

A greve permaneceu forte na Regional Oeste. As 38 agências acompanhadas continuaram fechadas e sem atendimento ao público.

A paralisação também prosseguiu na Superintendência Regional de Varejo (SRV), que reúne 16 trabalhadores na área de atacado. O local também permaneceu sem atendimento ao público.

As dirigentes Camila Rodrigues e Dinilza Correia em agência fechada na zona Oeste

Leste

Na Regional Leste, das 82 agências acompanhadas, apenas uma reabriu. Em algumas unidades houve tentativa de retorno de gerentes, mas trabalhadores se reuniram e decidiram pela continuidade da greve.

A mobilização também prosseguiu na concentração da Superintendência Regional da Penha e no prédio do Brás. Neste último, alguns empregados tentaram entrar para trabalhar, mas, após diálogo no local, retornaram.

Apesar da redução na adesão de parte dos gerentes, a greve segue mobilizando os empregados.

Bancários da Caixa em frente a agência em greve na zona leste

Norte

Na Regional Norte, as 37 agências acompanhadas permaneceram fechadas nesta terça-feira. Segundo o relato da regional, não houve intercorrências durante a mobilização.

Uma nova reunião seria realizada na regional para avaliar os próximos passos da greve.

Uma das 37 agências paralisadas na regional norte

Osasco

Na Regional Osasco, uma agência localizada em Santana de Parnaíba reabriu. As demais permaneceram fechadas ao público, embora tenha aumentado o número de empregados trabalhando dentro das unidades.

Segundo o levantamento da regional, houve crescimento de aproximadamente 25% no número de trabalhadores no interior das agências, com média de três empregados por local. Na unidade onde funciona a Superintendência Regional, o aumento foi de cerca de 30%.

Apesar do retorno de parte dos empregados, a greve continuou nas demais unidades. Não foram registrados conflitos durante a mobilização.

Agência paralisada na greve de Osasco

Sul

Na Regional Sul, apenas uma agência, localizada na Vieira de Moraes, retomou o atendimento. Na unidade estavam trabalhando três gerentes, um gerente-geral e um tesoureiro.

Nas demais unidades acompanhadas pela regional, a mobilização continuou.

Agência fechada na zona sul

Mobilização prossegue

A mobilização prossegue enquanto os empregados cobram avanços nas reivindicações da categoria para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Diariamente, ao final da tarde, os comandos de greve se reúnem em cada uma das regionais a fim de avaliar e movimento e organizar a greve no dia seguinte.  

seja socio