Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Vão abrir

Bancos seguem desrespeitando feriado de Osasco

Linha fina
Agências do município funcionarão nesta quarta-feira 19. Bradesco foi único banco que confirmou o pagamento de horas extras. Sindicato estará atento e tomará as medidas cabíveis caso os demais bancos não paguem
Imagem Destaque
Montagem: Linton Publio/Seeb-SP

Atualização (19/2): O Bradesco confirmou ao Sindicato que pagará horas extras tanto para trabalhadores da Cidade de Deus quanto para os das agências. Até o fechamento da última edição da Folha Bancária, na segunda 17 (que começou a circular na quarta 19), o Bradesco não havia confirmado o pagamento das horas extras referentes ao feriado do Dia da Emancipação de Osasco. A informação chegou ao Sindicato na terça 18. 

Os bancos continuam desrespeitando o feriado do Dia da Emancipação de Osasco, nesta quarta-feira 19, e funcionarão normalmente neste dia. Como se não bastasse, ainda querem desrespeitar a legislação trabalhista e não pagar horas extras para quem trabalha no feriado.

O Bradesco já anunciou que sua matriz, a Cidade de Deus, vai operar em regime de contingenciamento, e que suas agências no município estarão funcionando normalmente. Mas confirmou ao Sindicato que pagará horas extras tantos para os trabalhadores da Cidade de Deus quanto para os das agências. Até o fechamento da última edição da Folha Bancária, na segunda 17 (que começou a circular na quarta 19), o Bradesco não havia confirmado o pagamento das horas extras. A informação chegou ao Sindicato na terça 18. 

“Consideramos uma vitória da nossa pressão sobre o banco, pois nos anos anteriores o Sindicato precisava entrar com ações individuais na Justiça exigindo o pagamento das horas extras aos bancários”, diz a dirigente sindical Sandra Regina, bancária do Bradesco.

Sandra destaca ainda que, mesmo com o pagamento do que é devido a quem trabalha no feriado, o Sindicato continua criticando o fato de o banco desrespeitar o feriado municipal. “Deveria ser um dia de descanso também para a categoria bancária. Portanto, vamos continuar na batalha para que os bancos respeitem o feriado oficial de Osasco”, afirma.

“O Sindicato estará atento em relação ao pagamento das horas extras pelos demais bancos, e tomará as medidas judiciais cabíveis caso a lei não seja cumprida”, informa a secretária-geral da entidade, Neiva Ribeiro.

Entenda

Em 2009, a Fenaban (federação dos bancos) ganhou ação judicial contra a prefeitura para que os bancos pudessem funcionar no feriado municipal de 19 de fevereiro. Desde então, os demais ramos da economia, como comércio e indústria, bem como órgãos públicos e escolas permanecem fechados neste dia, mas os bancos operam normalmente.

Inclusive a Fundação Bradesco, escola onde os filhos de vários funcionários estudam, fecha durante o feriado, o que causa transtornos aos bancários, que acabam não tendo com quem deixar os filhos.

seja socio