Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Dia internacional de prevenção

Pressão e assédio fazem casos de LER/DORT voltarem

Linha fina
Novas tecnologias e formas de trabalho, que poderiam reduzir os impactos na saúde do trabalhador, viram ferramentas para o retorno de lesões
Imagem Destaque
Foto: Freepik

Quem pensava que os avanços tecnológicos reduziriam os riscos dos trabalhadores adquirirem Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) estava enganado. Associada à cobrança abusiva de metas e pressão sobre os trabalhadores por desempenho, o trabalho dos bancários em agências digitais, por exemplo, tornou-se um local propício para que as LER/DORT se alastrassem na categoria. Neste dia 28 de fevereiro, Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT, é preciso debater o quão as novas formas de trabalho têm sido potencializadoras destas doenças.

Para o secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Carlos Damarindo, a tecnologia não pode ser culpada pelo adoecimentos, mas sim o uso que os bancos têm feito desta tecnologia.

"Com o crescimento das agências digitais, vemos bancários que precisam atender em vários canais simultaneamente e durante muitas horas por dia, o que faz com que ele desenvolva não só doenças nos músculos e ligamentos, mas também problemas auditivos, por exemplo. Além disso, o estresse, a cobrança abusiva de metas e o assédio moral fazem com que as LER/DORT venham acompanhadas de doenças como depressão, ansiedade e síndrome do pânico", alerta o dirigente.

Dados do INSS

A redução nos postos de trabalho, aumento da carga horária e do volume de trabalho e a sobrecarga de maneira geral também têm impacto direto nos números das LER/DORT entre os bancários. O que causa, por sua vez, um aumento no impacto dos custos da doença no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com afastamentos, pensões e até mesmo aposentadorias.

Segundo dados do INSS, a categoria bancária adoece 150% vezes a mais que a população em geral em relação às LER/DORT. Entre 2012 e 2017, 24.514 afastaram-se por doenças relacionadas ao trabalho. Destes, 12.678 afastaram-se por tendinites, bursites ou lesões no túnel do Carpo, consideradas LER/DORT, o que representa 51,71% do total.

seja socio