Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Até Janeiro de 2022

Bradesco atende Sindicato e prorroga mandatos de cipeiros

Linha fina
Por conta da pandemia de coronavírus, não foram realizadas eleições para Cipa no banco. Sindicato cobrou, em ofício, prorrogação de mandatos até janeiro de 2022, o que foi atendido pelo Bradesco
Imagem Destaque
Arte: Márcio Baraldi

O Bradesco atendeu solicitação do Sindicato, feita em ofício enviado ao banco em janeiro, e prorrogou os mandatos de cipeiros até janeiro de 2022, uma vez que, por conta da pandemia de coronavírus, não foram realizadas eleições para Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa). 

“Em dezembro, o Sindicato questionou o Bradesco sobre as eleições de Cipa e foi informado de que, devido à pandemia de coronavírus, não haveria eleições. Com isso, como uma forma de assegurar este importante instrumento de preservação da saúde dos trabalhadores e das condições de trabalho no banco, solicitamos a prorrogação dos mandatos dos cipeiros, o que foi atendido pelo Bradesco”, diz o dirigente sindical e bancário do Bradesco Valdemar de Souza, o Piu-Piu.

O que é Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde do trabalhador.

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho. 

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

seja socio