Pular para o conteúdo principal

CineB Solar na Janela leva cinema nacional para a periferia

Linha fina
Próximas sessões do projeto, uma realização do Sindicato em parceria com a Brazucah Produções, acontecem nos dias 19, 26 e 27 em conjuntos habitacionais das zonas leste e oeste da capital paulista, seguindo todas as medidas de distanciamento social
Imagem Destaque
Divulgação

O  projeto CineB Solar na Janela, que utiliza energia renovável para exibição de filmes em paredes e telas de comunidades periféricas de São Paulo e da região metropolitana, uma realização do Sindicato em parceria com a Brazucah Produções, fará suas próximas sessões no Condomínio Residencial Dom Luciano, na zona leste, no dia 19, às 19h e também no dia 26, e no Condomínio Residencial Franca, no extremo oeste da capital, no dia 27, também às 19h. 

Serão exibidos os curtas: "Jonas e o Mar", "Vento", "Um Objeto em Repouso", "Voar para Longe", "Segunda Mão", "Quando os Balões Voam", "Pensamentos Futuros", "Cores de Coral", "O Ártico", "Procura-se", "Entre Cores e Botas", "Brinquedo Novo" e "Pajerama". Também serão exibidos filmes produzidos pela representação das Nações Unidas no Brasil, que promovem a conscientização em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da entidade – uma série de metas globais para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Os moradores conseguem acompanhar os filmes das próprias janelas de suas casas, sem precisarem se deslocar até o estacionamento, mantendo assim as recomendações de distanciamento social. Para proporcionar uma autêntica experiência de cinema, os moradores também receberão pipoca. 

"O CineB Solar na Janela leva toda a infraestrutura de uma sessão convencional para os conjuntos habitacionais de moradia popular como Cohabs, CDHUs ou projetos do Minha Casa Minha Vida para que as pessoas possam ter seu momento de lazer", explica Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto.

Adaptação com a pandemia 

Com a pandemia de coronavírus, o projeto CineB Solar teve de adaptar as suas sessões. Em vez das cadeiras, as janelas, no lugar dos alto-falantes, som transmitido pelas ondas de rádio FM, captadas pelo celular através da estação 95.5 FM. Desta forma, os moradores podem assistir às produções de dentro dos seus apartamentos e respeitando todas as normas de segurança. Para Cynthia Alario, sócia-proprietária da Brazucah , é uma fase desafiadora. "Fato é que, pela primeira vez, há uma nova forma de acompanhar o CineB Solar. É o 'novo normal' dentro do universo do cinema ao ar livre no Brasil", comenta.

Sobre o CineB Solar

O CineB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 74 mil espectadores em mais de 577 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CIineB Solar mais de 141 longas-metragens e 91 curtas-metragens, além de pré-estreias exclusivas.

Serviço

CineB Solar na Janela – São Paulo

Filme: Curtas metragens nacionais e internacionais

Data: 19 de fevereiro (sexta-feira)

Local: Cond. Residencial Franca - Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 7.443 - SP

Horário: a partir das 19h

Convites: serão entregues pela administração do condomínio

 

CineB Solar na Janela – São Paulo

Filme: Curtas metragens

Data: 26 de fevereiro (sexta-feira)

Local: Condomínio Residencial Dom Luciano - Rua Alexandre Groppali, 337- Fazenda da Juta SP - bloco A

Horário: a partir das 19h

Convites: serão entregues pela administração do condomínio

 

CineB Solar na Janela – São Paulo

Filme: Curtas metragens nacionais e internacionais 

Data: 27 de fevereiro (sábado)

Local: Condomínio Residencial Dom Luciano - Rua Alexandre Groppali, 100/337

Horário: a partir das 19h

Convites: serão entregues pela administração do condomínio

seja socio