Pular para o conteúdo principal

Santander está unificando agências, e Sindicato cobra realocação dos bancários

Imagem Destaque
Arte composta por fundo onde se vê duas fachadas de agências. No primeiro plano e ao centro, uma jovem representando uma bancária, com cara de preocupada, segurando o celular, e com pontos de interrogação e de exclamação em volta da cabeça

O Santander vem promovendo a fusão de agências em regiões que integram a base do Sindicato do Bancários de São Paulo, Osasco e região. Diante da movimentação, a entidade cobra da direção do banco que o processo não resulte em demissões, e que os bancários das agências que encerrarão as atividades sejam realocados.

>Santander nega, mas relatos sobre fechamento de setor deixa bancários apreensivos

O Sindicato apurou que a agência da rua Ribeiro de Lima, no Bom Retiro, foi fusionada com a agência Parque da Luz, em fevereiro. A unidade localizada na praça Dom José Gaspar, na República, será fundida com a unidade República, em março.

Em Osasco, uma agência localizada na avenida dos Autonomistas será unificada com a localizada na praça Duque de Caixas, em abril.

Ainda segundo apuração do Sindicato, estão previstas outras fusões de agências e também de Postos de Atendimento Bancário (PABs) nos próximos meses.

Apenas em 2021, o Santander fechou 166 agências e 27 PABs, segundo informações do balanço do banco divulgadas em fevereiro.

“Nossa preocupação é que não ocorram demissões resultantes desta movimentação promovida pelo Santander, até porque o atendimento é precário por conta do quadro já defasado de funcionários.”

Antonio Bugiga, dirigente sindical e bancário do Santander.

“Muitas agências atendem com número insuficiente de bancários, tanto por causa da redução de postos de trabalho verificada nos últimos anos, como por conta dos empregados inseridos no grupo de risco e que não podem atender presencialmente em face da persistência do risco de Covid-19. Ainda estamos na pandemia”, afirma Bugiga.

Os bancários devem entrar em contato com o Sindicato caso não ocorram realocações de trabalhadores nas agências que serão fechadas e fundidas com outras unidades.

Por meio da Central de Atendimento remota, os bancários podem entrar em contato com o Sindicato pelo (11) 3188-5200, via chate-mail e WhatsApp, canais que funcionam das 9h às 18h.

seja socio