Indicada por uma amiga, Clarice Torquato iniciou sua carreira como bancária em 1984, no Unibanco, lotada no centro velho de São Paulo. Um ano depois, sindicalizou-se ao Sindicato dos Bancários de São Paulo e, de lá pra cá, não saiu mais do movimento.
Ela é a personalidade da série O Sindicato é feito de pessoas.
Na entrevista em comemoração ao centenário do Sindicato, celebrado em abril de 2023, Clarice relembrou de como era o trabalho enquanto dirigente sindical, da quantidade de bancários que trabalhavam no centro e das visitas que fazia diariamente para entregar a Folha Bancária.
Dos momentos marcantes, Clarice Torquato, hoje aposentada, destaca dois: o primeiro quando foi indicada e eleita para assumir a secretária Cultural do Sindicato e dos eventos que realizou no período.
Já outro momento importante foi o nascimento da filha, quando ainda não havia a licença-maternidade de seis meses. Por isto, quatro meses depois de ficar afastada da atuação sindical, se viu longe da filha para ajudar na greve da categoria.
Emocionada, ainda relembrou sobre os tempos difíceis de greve e dos amigos que a ensinaram e a acolheram no movimento sindical.
E, para finalizar, Clarice Torquato ainda deixa um recado para os bancários e para a atual diretoria do Sindicato.
Quer assistir mais?
- Assista a entrevista no canal do Sindicato no YouTube.
- Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.
- Assista ainda aos episódios da série História em Pílulas.