São Paulo - Mesmo com nível melhor de escolaridade, as mulheres bancárias ganham em média 24,1% menos do que os homens, segundo levantamento feito com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego. A disparidade é maior nos bancos privados, nos quais a remuneração das mulheres é 29,92% inferior à dos homens, frente a uma diferença salarial de 15,25% na média das instituições públicas.
Segundo o estudo, realizado pela subseção do Dieese na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), as bancárias ocupam 48,48% dos postos de trabalho, com 234.203 empregos em todo o país, e são maioria (53,05%) nas entidades privadas, com remuneração mais baixa.
> Leia a íntegra da notícia na Rede Brasil Atual
Rede Brasil Atual - Para ficar por dentro das notícias sobre meio ambiente, política, cidadania, cultura, saúde, mundo do trabalho e temas internacionais sob a ótica do trabalhador acesse www.redebrasilatual.com.br. O portal reúne reportagens do Jornal Brasil Atual (98.9 FM), da Revista do Brasil, além do conteúdo produzido diariamente pela reportagem do portal.
Leia mais
> Multa por salário menor para mulher dá passo decisivo no Senado
Rede Brasil Atual - 8/3/2012