São Paulo - Os números mostram. Os bancos devem muito mais investimento em segurança para proteger a vida de seus funcionários e clientes. De 2010 a 2011, os gastos caíram: os 5,45% do lucro que eram destinados à segurança foram reduzidos para 5,20%.
Em contrapartida, em 2011 houve 14% mais roubos a bancos em todo país, em relação a 2010. Na cidade de São Paulo, bateu a casa dos 20%. Os dados são da própria federação dos bancos.
Por trás desses dados, o mais importante: vidas ameaçadas e muitas vezes tragicamente perdidas. No ano passado, 49 pessoas morreram durante assaltos às agências bancárias do país. São Paulo lidera essa trágica lista com 16 mortos.
Os bancários querem mudar esse quadro e por isso protestam na quarta-feira 21 em Dia Nacional de Luta por mais Segurança nos Bancos. Em São Paulo, o ato ocorrerá nas ruas do centro.
“Os gastos dos bancos estão concentrados na preservação do patrimônio, do dinheiro, na segurança virtual. Nossa luta é para que se preocupem é com bancários, vigilantes e clientes”, afirma o diretor do Sindicato Daniel Reis.
Portas – No dia 2 de abril, dirigentes do Sindicato têm audiência com o presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo, José Police Neto. O objetivo é reforçar a importância das portas de segurança que estão sendo retiradas de algumas agências bancárias.
Redação - 19/3/2012
Linha fina
Protesto nacional no dia 21: contra retirada das portas das agências e por mais investimentos
Imagem Destaque