São Paulo – A gestão dos bancos, com foco nas metas abusivas por vendas e lucro, prejudica tanto trabalhadores quanto a sociedade. Com essa constatação, a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, abriu o seminário Venda Responsável de Produtos Financeiros, na manhã de quinta 15, Dia Mundial do Consumidor.
> Veja a cartilha sobre Venda Responsável de Produtos Financeiros
> Vídeo: matéria sobre venda responsável de produtos
O evento marcou também o lançamento da campanha pela venda responsável de produtos financeiros, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Sindicato e Idec editaram uma cartilha sobre o assunto que, ressaltou Juvandia, pretende não apenas esclarecer os correntistas sobre seus direitos, como também informar a população sobre a realidade de trabalho dos bancários, categoria adoecida por conta das metas inalcançáveis e do assédio moral institucional no setor financeiro. A cartilha será distribuída nas agências bancárias e estará disponível na sede do Sindicato.
> Vídeo: entrevista com Juvandia Moreira
A coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn (à esquerda na foto), que também participou da mesa de abertura, concorda que consumidores e clientes são as “duas faces de uma mesma moeda”. “Se por um lado os trabalhadores sofrem com a pressão por metas, por outro os consumidores são lesados ao adquirirem produtos inadequados ao seu perfil ou desnecessários” Daí a importância, acrescentou Lisa Gunn, da parceria entre Sindicato e Idec para combater o problema. “Hoje estamos comemorando o Dia Mundial do Consumidor com o lançamento de campanha que é fruto dessa parceria.”
> Vídeo: entrevista com Lisa Gunn
O seminário contou com a participação de entidades internacionais como o Consumers International e a UNI Finanças, braço da UNI Sindicato Global para os trabalhadores do setor financeiro. Os representantes das duas entidades apontaram para a necessidade de articulações internacionais para combater a atual forma de gestão das instituições financeiras.
Leia mais
> Pressão por venda causa adoecimentos, diz médica
> Idec aponta que bancos, para vender, desrespeitam direito à informação
> Luta por venda responsável tem de ser mundial
Andréa Ponte Souza - 15/3/2012
Linha fina
Em seminário, Sindicato e Idec unidos lançam campanha pela venda responsável de produtos financeiros
Imagem Destaque