São Paulo – O primeiro debate do ano entre trabalhadores da categoria e a Fenaban sobre saúde já tem data marcada. A mesa temática acontece na terça-feira 20, às 15h. Entre os assuntos da pauta: problemas de assédio moral, a avaliação do Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e a reabilitação profissional.
“Cobramos que de fato os bancos discutam o assunto, apresentem propostas efetivas para a eliminação pela raiz do assédio moral causado pela pressão por metas. Tudo isso é ocasionado pela organização equivocada do trabalho, um direcionamento de gestão com o qual não concordamos”, ressalta o secretário de Saúde do Sindicato, Walcir Previtalle, que participa das reuniões da mesa temática.
Menos metas – A saúde dos bancários é pauta permanente e prioritária do Sindicato, que está relançando a campanha Menos Metas, Mais Saúde. “Em breve os bancários receberão uma nova versão da cartilha sobre o assunto para fomentar o debate sobre as metas dentro do local de trabalho”, destaca Walcir.
Saúde x Vendas – Outra ação no Sindicato nesse sentido é a parceria entre Sindicato e Idec na campanha Venda Responsável de Produtos e Serviços Financeiros. O objetivo é cobrar dos bancos mudanças no modo de gestão que pressiona pela venda de produtos. “O assunto tem relação direta com a saúde do trabalhador, que muitas vezes adoece por conta da falta de responsabilidade e transparência da gestão das instituições financeiras, que obriga o trabalhador a cumprir metas irreais e vender produtos para quem não precisa”, reforça o secretário de Saúde.
Leia mais
> Seminário abre campanha por venda responsável
Gisele Coutinho - 13/3/2012
Linha fina
Primeiro debate do ano sobre o tema com representantes dos bancos acontece no dia 20 de março
Imagem Destaque