Pular para o conteúdo principal

Salários voltam a superar inflação em 2011

Linha fina
Segundo o Dieese, 87% dos acordos pesquisados tiveram reajuste superior ao do INPC. Resultado é visto como positivo, pelo crescimento menor da economia e pela inflação mais alta
Imagem Destaque

São Paulo – Os salários voltaram a vencer com folga a inflação em 2011, com ímpeto menor do que no anterior – reflexo da menor atividade econômica e da inflação mais alta – e um desafio ainda a superar: aumentar a participação do trabalho na renda nacional. No balanço das negociações feitas no ano passado, o Dieese mostrou que 86,8% dos 702 acordos analisados resultaram em reajuste superior à variação da inflação medida pelo INPC-IBGE. Outros 7,5% foram fechados com índice equivalente ao da inflação, enquanto 5,7% ficaram abaixo do INPC. Os números são próximos aos de 2010. Foi o terceiro melhor resultado da série histórica, iniciada em 1996 – ficou abaixo apenas de 2010 (88,2% acima da inflação) e 2007 (87,7%).

> Leia a íntegra da notícia na Rede Brasil Atual

Rede Brasil Atual - Para ler notícias sobre meio ambiente, política, cidadania, cultura, saúde, mundo do trabalho e temas internacionais sob a ótica do trabalhador acesse www.redebrasilatual.com.br. O portal reúne reportagens do Jornal Brasil Atual, da Revista do Brasil, além do conteúdo produzido diariamente pela reportagem do portal.

Leia mais
> Cenário para negociações sindicais melhorou em 2004
 

Redação - 21/3/2012

seja socio