Pular para o conteúdo principal

Trabalhadores param Anchieta pela PLR sem IR

Linha fina
Cerca de 20 mil ocuparam a rodovia para cobrar o fim da cobrança do tributo. Na quinta 22, manifestação será na Avenida Paulista
Imagem Destaque

São Paulo – A Anchieta parou pela PLR sem IR. Cerca de 20 mil metalúrgicos do ABC ocuparam na manhã da quarta-feira 21 a pista marginal da via, para reivindicar o fim da cobrança de imposto de renda na PLR e medidas para o reaquecimento da indústria no país.

Para o presidente do Sindicato do ABC, Sérgio Nobre, o objetivo da manifestação foi alcançado. “Chamamos a atenção da sociedade para os problemas que levantamos.”

Esse foi o primeiro ato da retomada da campanha, anunciada na terça-feira por representantes de bancários, metalúrgicos, petroleiros, químicos e urbanitários. Na quinta-feira 22, os bancários retardam a abertura das agências bancárias e departamentos dos centros administrativos da região da Paulista – são 43 locais de trabalho. A paralisação terá inicio às 7h, com distribuição de material informativo à população e faixas da campanha estendidas nos principais semáforos. Às 11h, em frente ao prédio do Banco Central bancários, metalúrgicos, petroleiros, químicos e urbanitários realizam um grande ato. “A união dos trabalhadores nessa luta é muito importante”, disse Juvândia Moreira, presidenta do Sindicato, durante o protesto.

> Ao vivo: PLR sem IR e reforma tributária no MB em Debate
> Vídeo: veja como foi a manifestação

Brasília – Na tarde desta quarta, os sindicalistas se encontram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Além de cobrar o fim do imposto de renda na PLR, os trabalhadores apresentam outras propostas que visam reaquecer a indústria nacional como o aumento do crédito para pessoa física, com medidas que diminuam as taxas de juros bancárias; aumento do crédito para compra de veículos; programa de incentivos à compra de caminhões pesados do modelo Euro 5; e um programa de renovação da frota de ônibus.

Em 27 de março, os trabalhadores dessas categorias vão ao Congresso Nacional entregar material da campanha e pressionar os parlamentares pela aprovação da PLR sem IR, prevista em duas emendas à Medida Provisória 556. De acordo com o relator do texto, deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), a MP deve ser votada a partir de 25 de março. Além das emendas, dois projetos de lei também buscam a isenção do IR na PLR: um deles do próprio Vicentinho e o outro do ex-presidente do Sindicato e deputado federal, Ricardo Berzoini (PT-SP).

Os trabalhadores devem também enviar mensagens via e-mail aos parlamentares (clique aqui). O recado que o Sindicato sugere é: “Parlamentar, aprovar emendas à MP 556 que isentam de imposto de renda a PLR dos trabalhadores é promover justiça social e tributária”.


Redação com informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - 21/3/2012

seja socio