São Paulo – Grosserias, maus tratos, cobranças excessivas mesmo com o cumprimento das metas. Essas são algumas das denúncias contra o gerente de uma agência do Bradesco, no bairro do Tatuapé, que motivaram um protesto do Sindicato, nesta quinta-feira 28.
> Fotos: galeria da manifestação
“A situação é mais grave porque o gerente é reincidente”, explica a dirigente do Sindicato Erica Simões. O funcionário já fora denunciado anteriormente no canal de combate ao assédio moral e foi chamado pelo banco para reorientação. Apesar disso, a postura do gerente continuou a mesma e a manifestação realizada pelo Sindicato serviu para denunciar esse comportamento. O protesto consistiu no atraso da abertura da agência em duas horas e na conscientização de clientes e funcionários sobre o problema do assédio moral.
“Nós tomamos essa atitude de protestar, porque os funcionários nos procuraram, através do canal do sindicato, relatando os abusos do gerente. O Sindicato vai continuar prestando atenção ao caso, e se os problemas com esse gerente continuarem, voltaremos a nos manifestar”, promete Erica.
Contra o assédio – O instrumento de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. É um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.
“O assédio moral é uma realidade no cotidiano dos bancários e, para combater esse problema, é fundamental que os funcionários que se sintam vítimas tomem consciência de que possuem uma ferramenta à disposição e façam uso dela”, ressalta a dirigente Erica.
Rodolfo Wrolli - 28/3/2013
Linha fina
Gerente de unidade no Tatuapé, já denunciado anteriormente, volta a ter problemas com os colegas
Imagem Destaque