Pular para o conteúdo principal

Câmara analisará segurança de clientes de bancos

Linha fina
Projeto de Lei apoiado pelo Sindicato prevê a instalação de divisórias entre clientes e bancários e no autoatendimento
Imagem Destaque

São Paulo - A Câmara dos Deputados criará comissão especial para analisar 96 projetos de lei que propõem medidas para resguardar clientes de bancos. Entre as propostas está o PL 4.912, de 2012, de autoria do deputado federal Vanderlei Siraque (PT-SP), que obriga as agências a instalarem divisória entre as filas e os caixas, a fim de preservar a privacidade dos clientes durante as transações financeiras. Ainda não há data prevista para a instalação da comissão. “Não há motivos para não passar. É um projeto que visa proteger a privacidade de bancários e clientes.”

Pelo PL, os bancos teriam 180 dias para instalarem as divisórias e, caso não cumprissem, estariam sujeitos a multa diária de R$ 1,5 mil. A ideia, de acordo com o deputado, é estender a medida também para o autoatendimento.

Siraque acredita que a divisória pode oferecer mais tranquilidade para os bancários. “Eles são o intermediário entre os interesses dos banqueiros e a pressão dos clientes que esperam na fila”, afirmou. Já para quem utiliza o banco, as divisórias podem ajudar a preservar sua privacidade. “É constrangedor quando a pessoa vai, por exemplo, fazer um saque, não tem dinheiro disponível e todos ouvem.”

Um dos principais objetivos do projeto de lei é evitar furtos conhecidos como “saidinhas de banco”. “As principais vítimas são os aposentados, que muitas vezes sacam todo seu dinheiro de uma só vez”, diz o deputado.

Sindicato apoia – O PL 4.912 vai ao encontro das medidas reivindicadas pelo Sindicato para melhorar a proteção de bancários, vigilantes e clientes nas agências. "A instalação de divisórias entre as filas e os caixas é uma luta antiga do Sindicato. O deputado Vanderlei Siraque já discutia a questão quando era deputado estadual. Acreditamos que esses e outros itens são necessários para melhorar a segurança nas agências e, por isso, lutamos para que essas medidas (que estão no projeto pilloto) sejam estendidas nacionalmente", ressalta a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

A adoção de projeto piloto para melhorar as condições de segurança nas unidades bancárias foi conquistada pelos representantes dos trabalhadores na mesa de negociação com a federação dos bancos (Fenaban).

> Projeto piloto de segurança conquista avanço

O projeto estabelece a instalação de vários dispositivos para ampliar a proteção nos estabelecimentos bancários entre eles os biombos, portas com detectores de metal e câmeras internas e externas. As cidades de Olinda e Jaboatão dos Guararapes foram as escolhidas para o início do projeto.


Redação, com informações da Rede Brasil Atual - 5/3/2013

seja socio