São Paulo – Um ex-funcionário do Banco do Brasil, demitido após ter denunciado a instituição financeira, vai receber a indenização de R$ 250 mil, além de ter a dispensa por justa causa revertida em imotivada.
A decisão foi do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que considerou inaceitável o trabalhador ser demitido por justa causa “por ter denunciado ao Ministério Público Federal a ocorrência de diversos crimes contra o sistema financeiro nacional”. A sentença está de acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Amazonas/Roraima), que também julgou o caso.
Segundo o Banco do Brasil, a justa causa se deu por “mau procedimento e indisciplina”. Apesar disso, o tribunal regional destacou que o representante do banco não soube indicar quais as reais faltas do empregado, ou seja, “quais informações sigilosas teriam sido objeto de quebra de sigilo ou de regra de conduta, nem mesmo a quais ex-funcionários teria o bancário divulgado informações internas”.
Cabe recurso e, segundo a revista Época, o Banco do Brasil teria afirmado que “analisa a decisão e aguarda o julgamento dos embargos que foram apresentados ontem (17/3/2014)”.
Redação, com informações da Época – 20/3/2014
Linha fina
Justiça do Trabalho determina R$ 250 mil a bancário que foi desligado por fazer denúncias ao Ministério Público Federal contra o banco
Imagem Destaque