Pular para o conteúdo principal

Consulta mundial pede ajuda para combate à Aids

Linha fina
Participação popular na consulta ajudará a traçar estratégia de 2016-2021; objetivo principal é colher o maior número possível de opiniões
Imagem Destaque

Rio de Janeiro - Quais são os melhores caminhos e estratégias para o mundo ganhar terreno sobre a epidemia de Aids até 2021? Como acelerar a resposta de forma consistente e duradoura para garantir o fim desta epidemia até 2030?

Pessoas de todo o planeta poderão ajudar o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) a encontrar as melhores respostas. A participação popular na consulta virtual unaidsstrategy2021.org ajudará a traçar sua estratégia de 2016-2021. O objetivo principal é colher o maior número possível de opiniões.

A consulta é em inglês e vai de segunda 23 até sexta 27.

A proposta busca alcançar as Metas de Tratamento 90-90-90 propostas pelo Unaids para 2020: 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebam terapia antirretroviral; e 90% das pessoas recebendo tratamento possuam carga viral indetectável e não mais possam transmitir o vírus. As metas preveem também a redução no número de pessoas infectadas com o HIV para 500 mil por ano até 2020, bem como a alcance da meta de Zero Discriminação.

O cumprimento destas metas vai exigir grandes esforços de todos os países na intensificação de programas e investimentos em prevenção, tratamento e luta contra a discriminação, assegurando a consolidação de um contexto favorável ao respeito pelos direitos humanos. Isto também significa mudar fundamentalmente a maneira como a resposta apoia as populações-chave e vulneráveis ??que continuam sendo deixadas para trás – como explorado em profundidade no Relatório Gap do Unaids.

“Pela liderança e engajamento de todos os nossos parceiros, estamos construindo uma estratégia voltada para ação com o objetivo de Acelerar a Resposta à Aids para que ninguém seja deixado para trás.”, diz Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, sobre a construção da nova estratégia. “Esta estratégia nos colocará em um caminho ainda mais preciso rumo ao fim da epidemia de Aids.”

“A participação de todos e todas, incluindo os jovens, é fundamental para alcançarmos as metas de Aceleração da Resposta até 2020 e o fim da epidemia de AIDS até 2030.”, diz Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil.


ONU Brasil, com edição da Redação - 23/3/32015

seja socio