São Paulo – As vendas do comércio varejista cresceram 0,8% em janeiro, segundo informou na sexta 13 o IBGE. Na receita nominal, a alta foi de 1,3%. Em relação a igual mês do ano passado, o volume de vendas aumentou 0,6%, enquanto a receita subiu 6,4%. Em 12 meses, o instituto apurou expansão de 1,8% e 8%, respectivamente.
De acordo com o IBGE, de dezembro para janeiro cinco das dez atividades pesquisadas registraram resultado positivo e uma se manteve estável. Entre os destaques, a de equipamentos e material para escritório subiu 12,3% e a de móveis e eletrodomésticos, 1,4%. A atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançou levemente, 0,3%. Uma das quedas (-0,5%) foi em veículos e motos, partes e peças.
Na comparação com janeiro de 2014, em oito atividades de varejo, cinco cresceram, como material para escritório (19%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (5%). Em hipermercados e supermercados, a variação de 0,2%. Os impactos negativos vieram de móveis e eletrodomésticos (-3,1%); livros, jornais, revistas e papelaria (-10,4%) e tecidos, vestuário e calçados (-0,7%).
Rede Brasil Atual - 13/3/2015
Linha fina
No primeiro mês do ano, cresceram cinco atividades entre dez pesquisadas, como material de escritórios e móveis/eletrodomésticos; setor de veículos apura queda de 0,5%
Imagem Destaque