Pular para o conteúdo principal

Cliente indenizado por tempo de fila no Santander

Linha fina
Banco descumpriu lei do Distrito Federal que estabelece em 30 minutos espera máxima para atendimento
Imagem Destaque
São Paulo – O Santander terá de indenizar um cliente que teve de esperar uma hora na fila para receber atendimento. A sentença é do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), e o banco terá de pagar R$ 2 mil ao usuário, como indenização por danos morais.

No processo, a cliente disse que perdeu uma hora de trabalho na fila do Santander, em fevereiro do ano passado. A demora desrespeita a lei distrital, que estabelece que o prazo máximo de espera seja de 20 minutos para atendimento em dias normais e 30 minutos em dias de pagamento e véspera de feriados.

Apesar de o banco justificar que o cliente poderia ter usado ‘outros métodos de atendimento’, o Tribunal considerou que os serviços disponibilizados nos caixas de autoatendimento devem ser considerados apenas mais uma opção ao consumidor, não havendo obrigatoriedade em realizar suas operações bancárias em tais terminais.

O TJDFT considerou que o Santander não apresentou qualquer justificativa na demora pelo atendimento e ressaltou que tal fato caracteriza constrangimento ao consumidor e ‘prática comercial abusiva’.


William De Lucca - 3/3/2016
seja socio