Devido à forte chuva que atingiu a Grande São Paulo, muitos bancários não conseguiram chegar aos seus locais de trabalho nesta segunda-feira 11. Ou por causa das vias interditadas como consequência das enchentes, ou porque o próprio local de trabalho estava alagado - como ocorreu, no caso do Itaú, no CT, na Mooca, e no ITM, na Vila Leopoldina.
Devido a esta situação, muitos trabalhadores entraram em contato com o Sindicato para receber orientações sobre como proceder neste caso. Os dirigentes do Sindicato entraram em contato com o RH do Itaú pedindo explicações. A resposta foi que o banco não terá uma orientação geral em relação ao episódio, e cada gestor definirá se o funcionário será descontado ou se deverá compensar as horas perdidas em outra data.
“É um absurdo o banco se eximir de tomar um posicionamento e deixar esta decisão na mão de cada gestor. Vamos continuar cobrando do Itaú o abono e uma posição mais clara em relação a esta situação para que o trabalhador não seja prejudicado”, informou a dirigente sindical Valeska Pincovai.
A dirigente orienta que os trabalhadores que se sentirem prejudicados devem entrar em contato com o Sindicato, principalmente nos locais onde o acesso foi impossibilitado pelas chuvas.
“Não vamos deixar que isto aconteça e tomaremos as medidas necessárias”, esclareceu a Valeska, completando que o Sindicato fará manifestações nos locais onde houver algum tipo de prejuízo ao trabalhador.