Agências do Santander na região da Avenida Paulista estavam atendendo clientes em horário estendido, contrariando o acordado entre o banco e o Sindicato dos Bancários eude São Paulo, Osasco e Região para o período mais agudo da pandemia de coronavírus. Segundo denúncias, o horário de atendimento está acontecendo até as 17h nas agências, quando deveria ocorrer até as 13h, segundo normas da Fenaban. Ao ser notificado da irregularidade no atendimento, o Sindicato contatou o RH sindical do Santander, que garantiu que iria fiscalizar as agências onde isto estaria acontecendo, tomando as medidas necessárias.
"Cobramos o banco para que sejam cumpridos todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e que faça o atendimento aos clientes de acordo até as 13h. Em meio à pandemia que enfrentamos, é preciso dar condições de trabalho adequadas aos funcionários, porque a prioridade é preservar a vida e saúde de todos, trabalhadores e clientes", pontua a dirigente sindical e bancária do Santander Wanessa de Queiroz Paixão. Desde o início da pandemia, já são quase 11 milhões de casos confirmados e mais de 255 mil mortes, com um aumento drástico nos primeiros meses de 2021. São Paulo é a cidade mais afetada pela doença - sozinha, é responsável por mais de 2 milhões de casos e mais de 60 mil mortes.
Wanessa lembra que em caso de reincidência ou de problemas semelhantes em outras agências, os bancários devem procurar o Sindicato e denunciar o descumprimento do acordo. As queixas, com garantia de anonimato, podem ser feitas para a Central de Atendimento, por meio do chat ou pelo telefone 11 4949-5998.