Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Conquista das bancárias

Após negociação, Santander cria canal de denúncia de violência de gênero

Linha fina
Medida formalizada na CCT dos bancários foi finalmente implementada pelo banco espanhol; Sindicato também possui serviço de amparo às vítimas
Imagem Destaque
Arte: Freepik

O Santander implementou um canal de atendimento às mulheres vítimas de violência de gênero. O serviço é uma conquista da categoria assegurada na CCT dos bancários de 2020 e agora foi finalmente colocado em prática pelo banco espanhol.

Através do canal, o Santander oferecerá ajuda psicológica para além da cobertura do convênio médico para a vítima e sua família, além de assistência jurídica e financeira, caso seja necessário. O banco também auxiliará no encaminhamento à delegacia da mulher e na transferência de local de trabalho e residência. O atendimento é sigiloso e poderá ser feito através do Pape, pelo telefone 0800 723 44 72, disponível 24h.

“É importante entendermos que este não é um problema exclusivo da vítima, mas da sociedade como um todo, e os empregadores devem fazer parte da solução, abrindo canais de amparo e assistência. Esta é uma conquista para as bancárias e um avanço importante, resultado da negociação coletiva. O Brasil é o quinto país com maior número de casos de feminicídio, e a categoria bancária sai na frente e estabelece um novo marco civilizatório na negociação coletiva”, avalia a dirigente sindical Lucimara Malaquias, bancária do Santander. Ela explica que, embora já tivessem ocorridos atendimentos deste assunto anteriormente, com a CCT se estabeleceu um protocolo especializado para o tema.

“Cabem melhorias no atendimento realizado pelo banco, como dar treinamento aos gestores para identificar e saber lidar com funcionárias que são vítimas desta situação. Mas o mais importante é que estão em andamento o desenvolvimento e as melhorias do canal”, completou a sindicalista.

Sindicato na dianteira

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região lançou em dezembro de 2019 o projeto “Basta! Não irão nos calar”, de atendimento jurídico especializado para vítimas de violência doméstica, de gênero e injúria racial. Em um ano, o projeto atendeu 60 pessoas.

Para buscar o projeto "Basta! Não irão nos calar", o denunciante, seja para casos de violência contra a mulher como para casos de racismo, pode agendar o atendimento pela Central de Atendimento do Sindicato, por meio do telefone 11 3188-5200, ou utilizar diretamente o canal do WhatsApp (11 97325-7975), que funciona inclusive aos finais de semana.

seja socio