Empregados e clientes da Caixa têm reportado instabilidade nos sistemas internos e problemas no acesso ao aplicativos do banco, em especial o Internet Banking. As falhas dos canais alternativos do banco estão resultando em um aumento considerável do fluxo de pessoas nas agências, que procuram atendimento presencial para realizar as operações ou tentar resolver os problemas encontrados nas plataformas.
Os problemas ocorreram após recente reestruturação de áreas meio da Caixa, incluindo setores de TI, e após o anúncio do presidente da Caixa de que pretende abrir o capital do chamado “banco digital”, que seria, na verdade uma nova instituição financeira criada a partir da base de clientes do Caixa Tem.
Procurada pelo movimento sindical, a direção da Caixa negou os problemas e afirmou que os sistemas estavam funcionando, mesmo quando ficou praticamente todo o dia fora do ar.
“A mesma prática de negacionismo do governo Bolsonaro frente à pandemia de coronavírus parece estar contaminando a direção da Caixa diante deste falha óbvia confirmada por relatos de centenas de clientes e empregados. Este problema representam um risco financeiro tanto para o cliente, que deixa pagar contas, quanto para o empregado do banco, que fica impossibilitado de executar serviços, podendo resultar em prejuízos ao banco”, afirma o dirigente sindical e empregado da Caixa André Sardão.
Na terça-feira 16 será realizada reunião entre a direção do banco e a CEE Caixa (Comissão Executiva dos Empregados da Caixa), na qual será pautadas as falhas nos sistemas e aplicativos do banco, entre outros temas.
“As falhas nos sistemas são reflexo do processo de sucateamento pelo qual o banco vem passando, e ao nega-los, mesmo quando é óbvio que estão ocorrendo, a direção da empresa parece desprezar completamente os negócios perdidos e os problemas para os clientes e empregados”, critica André Sardão.
Até então, o aplicativo do Internet Banking da Caixa era elogiado pelos usuários. As falhas fizeram a Caixa emplacar negativamente nos Trending Topics do Twitter, com diversos relatos de clientes, o que despertou a atenção dos meios de comunicação.
“O dever da diretoria da instituição é dar respostas transparentes diante deste problema e atuar para resolve-los, já que, além do desgaste para a imagem e a credibilidade do banco, o fato está prejudicando a saúde de empregados e clientes por conta das filas e aglomerações geradas, e afetando a empresa, inclusive, do ponto de vista negocial”, afirma o diretor-presidente da Apcef/SP Leonardo Quadros.
Caso os problemas continuem ocorrendo, ou se o empregados tiver algum prejuízo decorrente de falha nos sistemas, denuncie ao Sindicato, via Central de Atendimento ou por meio de um dirigente sindical. Veja abaixo mais formas de entrar em contato com a entidade. O sigilo é garantido.
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