Pular para o conteúdo principal

Sindicato negocia com Itaú pontuação mínima no Gera na antecipação dos feriados

Linha fina
Agências e departamentos funcionarão em esquema de rodízio, com redução de metas, de atendimento e de bancários trabalhando presencialmente; veja os termos e denuncie à entidade em caso de descumprimento
Imagem Destaque

Depois de muita pressão do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região para que os bancos diminuam as metas e o contingente de bancários trabalhando presencialmente neste momento mais grave da pandemia, o Itaú se comprometeu a implantar esquema de rodízio na antecipação dos feriados, bem como a redução da entrega de resultados. 

Veja como será o esquema de trabalho e as regras no Itaú para todos os municípios da base da entidade que anteciparão os feriados:

– Agências funcionarão em esquema de rodízio, com apenas 30% do contingente trabalhando presencialmente 

– Nas agências estará garantida a pontuação mínima no Gera nos dias da antecipação do feriado. No caso das agências digitais, a pontuaçao mínima será garantida tanto para os GR (Gerentes de Relacionamento) como para os GGDs (Gerentes Gerais Digitais) somente nos dias que houver folga. 

– De hoje em diante, quem está afastado por covid-19 também terá garantida pontuação mínima no Gera

– As agências só atenderão casos considerados urgentes e essenciais, que só podem ser resolvidos presencialmente

– Unidades bancárias só funcionarão das 9h às 10h para aposentados e das 10h às 14h para os demais atendimentos essenciais

– Haverá triagem nas portas das agências a fim de evitar aglomerações

– Departamentos funcionarão em esquema de revezamento, com contingente mínimo trabalhando presencialmente

– Os locais de trabalho que já têm acordo de jornada de trabalho deverão seguir o acordo original, e não este acordo específico para a antecipação dos feriados                                                                               

– Haverá folga para cada dia trabalhado nas antecipações dos feriados, que deverá ser compensada até o mês seguinte, de preferência na segunda ou na sexta-feira. Quem trabalhar nos dias 26, 29, 30 ou 31 de março deverá tirar a folga até 30 de abril.

– Quem trabalhar no dia primeiro de maio deverá tirar a folga até 31 de maio. Caso esse prazo não seja respeitado, será feito o pagamento de horas extras proporcionais ao período trabalhado, com adicional de 100%

– Para aqueles que não fazem marcação de ponto eletrônico, a compensação deve ser feita até o fim do ano. Para os demais, a folga deverá ser aproveitada até o fim do mês seguinte.

O Sindicato estará acompanhando os locais de trabalho durante todos os dias de antecipação dos feriados para garantir que o os gestores cumprirão com as regras definidas junto com o Itaú. E é importante que os bancários relatem à entidade qualquer descumprimento dos termos, por meio dos canais abaixo ou a um dirigente sindical. 

A dirigente sindical e bancária do Itaú Valeska Pincovai ressalta que, ao contrário de 2020, quando os bancos também atenderam nos dias de antecipação dos feriados, agora em 2021 o Itaú aceitou definir regras para o funcionamento durante este período. 

“Mas também é importante salientar que este acordo é uma redução de danos diante da falta de coordenação nacional do governo federal para lidar com a escalada exponencial das contaminações e mortes em decorrência da covid-19”, afirma a dirigente.  

“Cabe frisar ainda a irresponsabilidade do Banco Central, que mesmo com o país atingindo 300 mil mortes em decorrência da covid-19, mais uma vez não decretou feriado bancário, repetindo a atitude negacionista do governo Bolsonaro diante da pandemia. Também é importante lembrar que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, determinou como essencial a atividade bancária nos dias de antecipação dos feriados, apesar do iminente colapso do sistema de saúde da cidade”, finaliza Valeska.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.