O prefeito da capital paulista, Bruno Covas, por conta do agravamento da pandemia de coronavírus, editou decreto de antecipação de cinco feriados, que valerão na próxima sexta-feira 26, segunda-feira 29, terça-feira 30, quarta feira 31 e quinta feira 1. Entretanto, mais uma vez, da mesma forma como aconteceu em 2020, os bancos irão manter as agências abertas. De acordo com a Febraban (federação dos bancos), a regulamentação da atividade bancária nos feriados antecipados, com o fechamento das agências, demandaria uma manifestação do Banco Central, o que não ocorreu.
> Vacina: Sindicato cobra governo paulista por prioridade para bancários
“Diante do agravamento da pandemia, do iminente colapso do sistema de saúde, das novas cepas do vírus, mais transmissíveis e que vitimam também os mais jovens, o Sindicato é favorável não só que os bancos e departamentos não funcionem na antecipação dos feriados, mas também apoia medidas ainda mais restritivas como o lockdown. O momento é de priorizar a vida. Entretanto, infelizmente, a Febraban alega que seria necessária a manifestação do Banco Central sobre a antecipação destes feriados para fechar as agências, o que não ocorreu. Os bancos - incluídos como atividades essenciais no decreto federal [Decreto n° 10.282 de março de 2020, alterado pelo Decreto n° 10.329 de abril de 2020, que regulamenta a Lei n° 13.979] - estarão abertos”, explica a presidenta do Sindicato, Ivone Silva.
> Bancários participarão de mobilização nacional pela vida nesta quarta 24
“Como cada banco possui um entendimento sobre a antecipação dos feriados, o Sindicato está negociando banco a banco que operem com contigente mínimo nas unidades, atendendo apenas situações emergenciais. Também reforçamos que os bancários que trabalharem nos feriados deverão receber hora extra, como determina a lei”, acrescenta.
A própria Febraban, em comunicado divulgado em seu site, defende que o atendimento presencial deve ocorrer somente em caráter excepcional e de forma contigenciada.
“Observados os decretos e legislações locais dessas cidades, bem como a regulamentação federal que rege o funcionamento do setor bancário, haverá, em caráter excepcional, atendimento presencial e contingenciado, mediante triagem, controle e adoção de rígidos protocolos sanitários, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos”, diz o comunicado.
Confira abaixo como fica a antecipação dos feriados na capital paulista:
26 de março - sexta-feira - feriado antecipado (agências abrem - Sindicato cobra contigente mínimo e atendimento apenas emergencial)
27 de março - sábado (agências fechadas)
28 de março - domingo (agências fechadas)
29 de março - segunda-feira - feriado antecipado (agências abrem - Sindicato cobra contigente mínimo e atendimento apenas emergencial)
30 de março - terça-feira - feriado antecipado (agências abrem - Sindicato cobra contigente mínimo e atendimento apenas emergencial)
31 de março - quarta-feira - feriado antecipado (agências abrem - Sindicato cobra contigente mínimo e atendimento apenas emergencial)
1º de abril - quinta-feira - feriado antecipado (agências abrem - Sindicato cobra contigente mínimo e atendimento apenas emergencial)
2 de abril - sexta-feira - Paixão de Cristo (agências fechadas)
3 de abril - sábado (agências fechadas)
4 de abril - domingo - Páscoa (agências fechadas)
Confira abaixo quais são os feriados antecipados na capital paulista:
Corpus Christi – 3 de junho de 2021
Consciência Negra – 20 de novembro de 2021
Aniversário da cidade – 25 de janeiro de 2022
Corpus Christi – 16 de junho de 2022
Consciência Negra – 20 de novembro de 2022