Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pandemia

Mais uma vez, bancos não respeitarão feriados municipais

Linha fina
Assim como ocorreu em 2020, agências bancárias seguirão abertas na antecipação dos feriados municipais na capital paulista, que visa reduzir a circulação do coronavírus; Sindicato, que defende que as agências fechem, cobra contingente mínimo e atendimento apenas emergencial
Imagem Destaque
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O prefeito da capital paulista, Bruno Covas, por conta do agravamento da pandemia de coronavírus, editou decreto de antecipação de cinco feriados, que valerão na próxima sexta-feira 26, segunda-feira  29, terça-feira 30, quarta feira 31 e quinta feira 1. Entretanto, mais uma vez, da mesma forma como aconteceu em 2020, os bancos irão manter as agências abertas. De acordo com a Febraban (federação dos bancos), a regulamentação da atividade bancária nos feriados antecipados, com o fechamento das agências, demandaria uma manifestação do Banco Central, o que não ocorreu. 

Vacina: Sindicato cobra governo paulista por prioridade para bancários

“Diante do agravamento da pandemia, do iminente colapso do sistema de saúde, das novas cepas do vírus, mais transmissíveis e que vitimam também os mais jovens, o Sindicato é favorável não só que os bancos e departamentos não funcionem na antecipação dos feriados, mas também apoia medidas ainda mais restritivas como o lockdown. O momento é de priorizar a vida. Entretanto, infelizmente, a Febraban alega que seria necessária a manifestação do Banco Central sobre a antecipação destes feriados para fechar as agências, o que não ocorreu. Os bancos - incluídos como atividades essenciais no decreto federal [Decreto n° 10.282 de março de 2020, alterado pelo Decreto n° 10.329 de abril de 2020, que regulamenta a Lei n° 13.979] - estarão abertos”, explica a presidenta do Sindicato, Ivone Silva. 

Bancários participarão de mobilização nacional pela vida nesta quarta 24

“Como cada banco possui um entendimento sobre a antecipação dos feriados, o Sindicato está negociando banco a banco que operem com contigente mínimo nas unidades, atendendo apenas situações emergenciais. Também reforçamos que os bancários que trabalharem nos feriados deverão receber hora extra, como determina a lei”, acrescenta. 

A própria Febraban, em comunicado divulgado em seu site, defende que o atendimento presencial deve ocorrer somente em caráter excepcional e de forma contigenciada.

“Observados os decretos e legislações locais dessas cidades, bem como a regulamentação federal que rege o funcionamento do setor bancário, haverá, em caráter excepcional, atendimento presencial e contingenciado, mediante triagem, controle e adoção de rígidos protocolos sanitários, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos”, diz o comunicado. 

Confira abaixo como fica a antecipação dos feriados na capital paulista: 

26 de março - sexta-feira - feriado antecipado (agências abrem - Sindicato cobra contigente mínimo e atendimento apenas emergencial)

27 de março - sábado (agências fechadas)

28 de março - domingo (agências fechadas)

29 de março - segunda-feira - feriado antecipado (agências abrem - Sindicato cobra contigente mínimo e atendimento apenas emergencial)

30 de março - terça-feira - feriado antecipado (agências abrem - Sindicato cobra contigente mínimo e atendimento apenas emergencial)

31 de março - quarta-feira - feriado antecipado (agências abrem - Sindicato cobra contigente mínimo e atendimento apenas emergencial)

1º de abril - quinta-feira - feriado antecipado (agências abrem - Sindicato cobra contigente mínimo e atendimento apenas emergencial)

2 de abril - sexta-feira - Paixão de Cristo (agências fechadas)

3 de abril - sábado (agências fechadas)

4 de abril - domingo - Páscoa (agências fechadas) 

Confira abaixo quais são os feriados antecipados na capital paulista: 

Corpus Christi – 3 de junho de 2021

Consciência Negra – 20 de novembro de 2021

Aniversário da cidade – 25 de janeiro de 2022

Corpus Christi – 16 de junho de 2022

Consciência Negra – 20 de novembro de 2022

seja socio