Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Luta

Na Sede Santander (Torre), Sindicato debate retorno presencial e eleições para Cipa

Imagem Destaque
Vera Marchioni, dirigente do Sindicato, fala durante ato na Sede Santander

No início da tarde desta sexta-feira 18, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo Osasco e Região realizou uma atividade na Sede Santander (Torre). Durante o ato, dirigentes sindicais dialogaram com os trabalhadores sobre as eleições para a Cipa; retorno presencial do grupo de risco para Covid-19 e gestantes; Campanha Nacional dos Bancários 2022; importância do Sindicato e da sindicalização; entre outros pontos.  

“Somos contrários a convocação pelo banco de pessoas do grupo de risco e gestantes para retorno presencial. Afinal, a pandemia não acabou. É preciso preservar a saúde e a vida destes trabalhadores. Também conversamos sobre a eleição para a Cipa, que ocorre entre 22 e 25 de março e que ganhou ainda mais importância neste contexto de pandemia e diante desta convocação arbitrária. Para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, é papel do cipeiro fiscalizar e cobrar do banco condições de trabalho adequadas e o respeito rígido aos protocolos de prevenção a Covid-19. Por isso, o Sindicato apoia e indicado voto em candidatos de fato comprometidos com os colegas. No caso da Torre, apoiamos Agnes de Almeida Queiroz e Gilmar Alexandre da Silva”

Welington Prado Corrêa, dirigente do Sindicato e bancário do Santander

“Além disso, falamos sobre a importância do Sindicato, da sindicalização, para a defesa dos nossos direitos e luta por novas conquistas. Em breve, teremos o desafio de renovar a nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Será com todos juntos, com o sindicato forte, que teremos sucesso nas nossas reivindicações”, acrescenta. 

Os bancários do grupo de risco e gestantes que forem convocados para retorno presencial devem acionar imediatamente o Sindicato. 

O Sindicato orienta ainda os bancários e bancárias que não se sentirem seguros em voltar ao presencial que procurem seus médicos assistentes para laudos que indiquem a condição de saúde e se há ou não segurança para o seu retorno. Pois o banco se comprometeu em avaliar individualmente os casos em que o médico do trabalhador não recomenda o retorno.

O banco também se comprometeu em analisar individualmente os casos de não vacinados que têm justificativa médica para não terem tomado a vacina contra o coronavírus.

O Sindicato enviou carta ao Santander cobrando a suspensão da convocação de bancários do grupo de risco e gestantes para retorno presencial. Também nesta sexta-feira 18, pela manhã, dirigentes sindicais estiveram reunidos com o banco para debater a questão, na qual foi reforçada a posição contrária ao retorno presencial.  

seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
Retorno Grupo de Risco Mar_2022 _0.pdf (1.55 MB) 1.55 MB