Pular para o conteúdo principal
Chapéu
#SantanderNosRespeite

Bancários do Santander protestam em todo país contra abusos do banco espanhol no Brasil

Imagem Destaque
Dirigentes sindicais em frente a uma agência protestam contra a direção do Santander com uma faixa "Os trabalhadores exigem respeito"

Os bancários do Santander protestaram em todo o país, nesta terça-feira 29, contra uma série de abusos da gestão brasileira do banco espanhol. Às 15h, as manifestações também tomaram as redes sociais, com a hashtag #SantanderNosRespeite. O termo atingiu a sétima posição dos assuntos mais comentados (trending topics) do Twitter.

O Dia Nacional de Luta foi deflagrado em agências e centros administrativos em diversos estados e municípios do Brasil contra a decisão da direção do Santander Brasil de convocar para o retorno presencial as gestantes e bancários do grupo de risco para a Covid-19.

Na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, as manifestações se concentraram nas agências da Avenida Paulista.

“Hoje é um Dia Nacional de Luta, e estamos aqui, na [Avenida] Paulista, [protestando] em várias agências Santander, reivindicando da diretoria do banco melhores condições de trabalho, mais contratações, e também que respeite o grupo de risco [para o coronavírus]. Santander, nos respeite!”


Ana Marta Lima, dirigente sindical e bancária do Santander

>Santander, não concordamos com o retorno do grupo de risco ao presencial

Motivos do protesto contra o Santander

Além da convocação irresponsável de bancários do grupo de risco e gestantes para o trabalho presencial em meio à pandemia de coronavírus – que ainda não terminou –, o protesto em âmbito nacional também foi realizado devido a uma série de desmandos da direção do Santander no Brasil.

Dentre os motivos do Dia Nacional de Luta, estão: contra o avanço da terceirização; por melhores condições de trabalho; por mais contratações; pelo fim das metas abusivas; e pela falta de negociação da direção do banco com a representação dos trabalhadores, atitude que ocorre desde a gestão Sergio Rial, e que continua na administração do atual presidente do banco espanhol no país, Mario Opice Leão.

seja socio