Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Banco do Brasil

Cerimônia marca posse de João Fukunaga na presidência da Previ

Imagem Destaque
Foto do presidente da Previ, João Luiz Fukunaga

A cerimônia de posse de João Luiz Fukunaga na presidência da Previ foi realizada na sexta-feira 24. Fukunaga está no comando do fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil desde a homologação de sua indicação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc, em 27 de fevereiro.

“Existe muita expectativa dos funcionários do BB com relação a temas importantes da Previ, como a revisão da tabela PIP e a melhoria dos perfis de investimento, entre outros. Esperamos que o novo presidente faça uma boa gestão, respondendo a estes anseios e garantindo a perenidade da nossa caixa de previdência”, afirma Ana Beatriz Garbelini, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

Em seu discurso na cerimônia de posse, Fukunaga destacou o compromisso de mais proximidade com os associados durante o seu mandato, assim como a governança da Previ.

“Queremos cuidar do futuro das pessoas indo além dos pagamentos de benefícios. Sabemos que vamos pagar aposentadorias e pensões por muitas e muitas décadas. Mas queremos fazer mais. A sustentabilidade para a Previ não é apenas um slogan, mas uma necessidade. Para sobreviver no longo prazo, temos de investir de forma responsável, levando em consideração os critérios ambientais, sociais, de governança e de integridade. A crença de que não é possível conciliar rentabilidade com sustentabilidade precisa ser quebrada. Nós vamos mostrar que isso é possível, adicionando também o cuidado aos associados a essa tríade.”

João Luiz Fukunaga, presidente da Previ

Funcionário do BB desde 2008, Fukunaga entrou para a diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em 2012. Desde então, foi titular da Secretaria de Assuntos Jurídicos e depois secretário de Organização e Suporte Administrativo, cargo que ocupava antes de ir para a Previ.

Em sua trajetória como dirigente sindical, também assumiu, em 2018, a coordenação da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), que representa os trabalhadores na mesa de negociações com o BB. E em 2020, tornou-se auditor sindical, função prevista no Acordo Coletivo de Trabalho que, entre as várias responsabilidades, realiza a auditoria dos valores da Participação nos Lucros e Resultados do banco.

A posse contou com a presença do corpo de funcionários da Previ e de diversas autoridades, entre elas o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e da presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; representantes de associações de funcionários do Banco do Brasil; e também representantes do movimento sindical, como a presidenta da Contraf-CUT Juvândia Moreira e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva.

“É um avanço que o maior fundo de pensão de previdência fechada da América Latina esteja sob o comando de um presidente que tem origem no movimento sindical. Ninguém é melhor para cuidar do patrimônio dos associados do que um trabalhador com vasto histórico de luta na defesa dos direitos dos bancários. Sabemos da seriedade e da competência de Fukunaga para gerir a Previ, porque ele conhece os problemas e as demandas dos funcionários do BB, tendo inclusive contribuído muito na conquista de novos direitos para os colegas do BB nas mesas de negociação das duas últimas campanhas nacionais. Desejamos sucesso nesta nova jornada de trabalho”, afirma Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

seja socio