São Paulo - A necessidade de tornar obrigatória a instalação das portas de segurança nas agências para inibir ações violentas e garantir a integridade de trabalhadores e clientes. Esse foi o tema do Momento Bancário em Debate da quinta 19, apresentado pela presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, e que teve como convidado o diretor executivo da entidade Daniel Reis.
Daniel, integrante da Ccasp (Comissão Consultiva de Assuntos de Segurança Privada), revelou dados comprando aumento do número de assaltos em agências, onde as portas de segurança foram retiradas.
O programa de webtv também apresentou uma reportagem em que o Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Pólice Neto, destaca a importância da volta do debate sobre as portas de segurança nas agências bancárias e se compromete em realizar uma audiência pública entre Sindicato, bancos e vereadores.
> Vídeo: MB em Debate - Safra instalará portas de segurança
> Vídeo: MB em Debate - Luta pelas portas de segurança
Insegurança - Durante o programa dezenas de internautas, preocupados com a insegurança e o aumento de ocorrências de assaltos em estabelecimentos bancários, encaminharam mensagens defendendo a obrigatoriedade da instalação do dispositivo.
Dentre as pessoas que participaram enviando e-mails estão bancários, clientes e até mesmo filho de trabalhador em agência, que sofre em saber da vulnerabilidade a qual os pais estão submetidos dentro das agências.
> Vídeo: MB em Debate - Internautas cobram mais segurança
Leia algumas das mensagens dos internautas
Boa noite. Tenho quinze anos, meus pais são bancários e acho de extrema importância a manutenção das portas giratórias. Tenho medo sempre que ouço que uma agencia bancaria esta sendo assaltada. Fica meu pedido para que as autoridades mantenham as portas. Parabéns pela iniciativa do sindicato e queria lembrar que faço 16 anos em 2012 e já poderei votar inclusive nos vereadores que nos representam.
Acho um absurdo essa retirada por algumas instituições bancárias da porta giratória, deixando mais inseguros funcionários, vigilantes e a maioria de clientes conscientes da importância da mesma como ‘inibidora’ de atos de marginais. As grandes instituições estão apenas querendo economizar em valores com ações perdidas por má conduta e utilização e entendimento sobre a porta giratória. Caberia, sim, campanhas à população da importância da mesma. Infelizmente, essas Instituições não estão preocupadas com segurança de ninguém.
Como caixa de uma agência, me sinto muito desconfortável com a retirada das portas de segurança.
Sem elas será o funcionário da frente que estará mais exposto! Se, com elas, a segurança não era totalmente efetiva, sem elas, o que será de nós?!
"Com a retirada da nossa segurança, me sinto assustada. Trabalho com medo de que, a qualquer momento,
possa levar um tiro em minha agência ou ser feita refém e ficar nas mãos de bandidos.
Alexandre Gamom - 20/4/2012