Pular para o conteúdo principal

CineB na comemoração dos 90 anos

Linha fina
Projeto integra programação de aniversário do Sindicato com a pré-estreia, no dia 18, do filme Hoje, grande vencedor do Festival de Brasília. Reserve seu lugar
Imagem Destaque

São Paulo – O CineB também entrou nas comemorações de abril pelo aniversário do Sindicato e, assim, abre sua programação 2013 com a pré-estreia do longa-metragem Hoje, de Tata Amaral. Será na quinta-feira 18, às 19h30, no Auditório Amarelo da sede do Sindicato, no edifício Martinelli (Rua São Bento, 413, próximo ao metrô São Bento). Após a sessão haverá debate com a diretora do filme, Tata Amaral.

> Vídeo: Denise Fraga convida bancários à pré-estreia no Sindicato

A entrada é gratuita, mas como os lugares são limitados (80 cadeiras), os interessados devem fazer suas reservas pela Central de Atendimento do Sindicato, pelo 3188-5200. A classificação do filme é 12 anos.

Hoje – O longa-metragem foi o grande vencedor do Festival de Brasília, levando o prêmio de melhor filme, atriz (para Denise Fraga), fotografia, direção de arte e roteiro, além do prêmio da crítica. O filme estreia comercialmente em 19 de abril.

Hoje conta a história de Vera, ex-militante política que recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido, vítima da repressão da ditadura militar (1964-1985). Com o dinheiro, ela consegue comprar o tão sonhado apartamento próprio e libertar-se da condição de suspensão em que viveu durante décadas, período em que não era sequer reconhecida oficialmente como viúva. Porém, no momento da mudança para o novo lar surge uma visita que a obriga a rever toda sua trajetória.

Trata-se do quarto longa-metragem da cineasta paulista Tata Amaral, diretora dos premiados “Um Céu de Estrelas” (1996), “Através da Janela” (2000) e “Antônia” (2006), este último adaptado pela Rede Globo como minissérie.

> Assista ao trailler de Hoje

CineB – Parceria do Sindicato com a Brazucah Produções, o CineB leva a obra audiovisual do país a comunidades com pouco ou nenhum acesso às salas de exibição. O projeto completou cinco anos em dezembro de 2012, período no qual exibiu 74 longas e curtas metragens para um público de mais de 30 mil pessoas em 241 sessões, realizadas em 27 locais.

O projeto chega às comunidades com toda a estrutura para a exibição: telão, cadeiras e até carrinhos de pipoca. E, muitas vezes, leva também os diretores dos filmes para um bate-papo com o público, ao final da sessão.

Leia mais
> CineB ultrapassa 32 mil espectadores em cinco anos


Redação 12/4/2013
 

seja socio