Pular para o conteúdo principal

Osasco celebra 90 anos do Sindicato

Linha fina
Cidade da Grande São Paulo prestigia o lançamento do livro e do filme que contam a história de entidade
Imagem Destaque

São Paulo – Osasco celebrou o aniversário do Sindicato com a participação de dezenas de bancários, dirigentes sindicais, autoridades e representantes de organizações sociais que lotaram o auditório da sede da entidade na cidade para celebrar os 90 anos da entidade.

> Fotos: galeria com imagens do lançamento

No evento, realizado na sexta-feira 5, os convidados prestigiaram o lançamento do livro 90 Anos Fortalecendo a Democracia, e do filme que contam a história da entidade. A regional ganhou ainda um totem interativo com vídeos e fotos que ilustram as lutas e conquistas do Sindicato durante suas nove décadas.

> Baixe o livro 90 Anos Fortalecendo a Democracia
> Vídeo: assista aos curtas criados para os 90 anos

A presidenta, Juvandia Moreira, abriu a solenidade destacando a relevância do Sindicato na consolidação da democracia no país. “Quem ajudou a construir a história dos bancários sabe que a história do Sindicato se confunde em vários períodos com a história da luta pela democracia. E para continuar fortalecendo a democracia, nós precisamos fazer a reforma política, propor a democratização dos meios de comunicação e discutir o papel do judiciário”, afirmou.

O coordenador da CUT subsede Osasco e diretor do Sindicato, Valdir Fernandes, conhecido com Taffarel, fez questão de cumprimentar os integrantes das diversas entidades representadas no evento, como a Abomesp (Associação dos Bombeiros do Estado de São Paulo) e integrantes da economia solidária de Osasco, e lembrou que o Sindicato é um polo gerador de histórias e lutas em defesa do trabalhador. “O nosso Sindicato produz e está construindo a história, e são historias lindas que Osasco produziu, que o movimento sindical produziu, que o PT produziu e que hoje constam na história do Sindicato dos Bancários de São Paulo.”

O coordenador do PT da macrorregião Osasco e vereador Valdir Roque ressaltou que sua formação política começou no Sindicato dos Bancários, e afirmou que a entidade faz parte da história da democracia brasileira. “Nesses 90 anos, esse Sindicato teve muitas lágrimas, mas também muitas vitórias. Formou várias lideranças, e isso é muito importante para o movimento dos bancários. É um sindicato moderno, que resgata a democracia e que faz a participação dos trabalhadores”, declarou o vereador.

Representando o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, a secretária do Trabalho da cidade, Mônica Veloso, salientou o respeito e a admiração de Lapas pela categoria e ressaltou o pioneirismo das lutas dos bancários, citando como exemplo a pauta pela igualdade de oportunidades. “É um sindicato importante dentro do movimento sindical, não só por aquilo que construiu, mas por aquilo que se torna referência, inclusive para outras categorias. Essa ousadia, inovação, criatividade, é uma característica dessa organização e da classe trabalhadora bancária, que tem feito com que o nosso país, a partir das referências de luta desse Sindicato, vá construindo a luta por uma sociedade mais justa.”

O prefeito de Carapicuíba, Sérgio Ribeiro, egresso do movimento bancário da região, fez um resgate histórico dos 90 anos da entidade e lembrou dos quadros importantes que transportaram o Sindicato para além das fronteiras da própria categoria, como Ricardo Berzoini, Luiz Gushiken e Augusto Campos, mas comoveu o auditório quando afirmou que a entidade produziu o que há de melhor na militância de esquerda do Brasil. Para ilustrar, o prefeito citou o já falecido ex-dirigente Edivaldo Esteves, um dos maiores defensores dos direitos humanos no movimento bancário. A lembrança rendeu aplausos emocionados de todos os presentes.

Sérgio afirmou também que a eleição de uma mulher para a presidência da entidade ajudou a consolidar a história de luta pela defesa da democracia e da igualdade. “Quando, aos 90 anos, o Sindicato coroou essa trajetória com a eleição de uma mulher na presidência do Sindicato, isso, para nós, foi muito significativo, emblemático, e demonstra cabalmente a conquista e a consolidação de um projeto, de um sonho acalentado ao longo dos últimos 90 anos. E eu tenho certeza que mais 90 virão”, finalizou o prefeito.


Rodolfo Wrolli - 8/4/2013

seja socio