Pular para o conteúdo principal

Pressão alta está no alvo da OMS, fique atento!

Linha fina
Secretária de Saúde do Sindicato alerta bancários sobre importância de alimentação balanceada e realização de atividades físicas para combater e evitar a hipertensão
Imagem Destaque

São Paulo – Controle da pressão arterial. Esse é o tema que a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou em alerta em 2013 no Dia Mundial da Saúde, lembrado no domingo 7. E o assunto também deve estar na pauta dos bancários.

> Leia cartilha da ONU (em inglês)

A secretária de Saúde do Sindicato, Marta Soares, chama a atenção para o assunto. “Os bancários enfrentam uma dura rotina em agências ou departamentos e muitos deixam de lado os cuidados que devem ter com a saúde. Em alguns casos, o trabalhador pensa que o que está sentindo é cansaço, por conta dessa correria ou por causa da pressão desmedida para o cumprimento de metas. Na verdade, ele pode estar sofrendo de hipertensão ou qualquer outra doença e precisa dedicar mais tempo para cuidar de sua saúde", destaca.

De acordo com a OMS, a chamada hipertensão (pressão alta) constitui um problema de saúde pública, já que contribui para a maioria dos casos de doença cardiovascular, derrame, falência dos rins, invalidez e morte prematura.

Dados da organização indicam que mais de uma em cada três pessoas têm pressão alta. Em 2008, 40% dos adultos no mundo com 25 anos ou mais sofriam de hipertensão. No mesmo ano, 17,3 milhões de pessoas morreram apenas em razão de doenças cardiovasculares. Cerca de 80% dos óbitos provocados por doenças não-transmissíveis são registrados em países de baixa e média renda.

“A hipertensão nem sempre apresenta sintomas, é uma doença invisível. É por isso que os trabalhadores precisam prestar atenção, fazer exames regularmente, ter boa alimentação, uma vida mais saudável. Além de ser uma doença que quando detectada pode ser tratada, a pressão alta também pode e deve ser prevenida”, ressalta Marta Soares.

A orientação da OMS para a população é a redução da ingestão de sal, alimentação balanceada, evitar o consumo nocivo do álcool, praticar atividade física e evitar o fumo. “Os trabalhadores da categoria bancária podem contar com convênio médico nas instituições financeiras. Procure um médico, desenvolva um plano alimentar, realize exames de colesterol. Ter um corpo mais saudável é essencial para resistir à rotina cada vez mais corrida”, conclui a dirigente sindical.}

Em defesa do SUS - A CUT/SP vai às ruas na quarta 10 para defender uma saúde pública e de qualidade para toda a população e a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade terá concentração às 9h, na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, com caminhada até a Câmara Municipal, onde ocorrerá, às 12h, audiência com a Comissão de Saúde.


Redação, com informações da Agência Brasil e CUT/SP – 8/4/2013

seja socio