Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Ataque

Antes do parecer, ministro procura relator da reforma trabalhista

Linha fina
Ele afirma que quer evitar texto com "prejuízos" ao trabalhador. Deputado deverá divulgar seu relatório na quarta 12. Projeto original recebeu 842 emendas
Imagem Destaque
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

São Paulo – Às vésperas da divulgação do relatório sobre a reforma trabalhista, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, se reuniu com o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) para, segundo ele, garantir "que os direitos do trabalhadores não sejam comprometidos". O Projeto de Lei 6.787, do Executivo, recebeu 842 emendas. Marinho pretende divulgar o relatório na comissão especial da reforma nesta quarta-feira 12. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer pôr o texto em votação antes do feriado de Tiradentes, provavelmente na quarta-feira 19. Em resposta, a CUT convocou um dia de protestos na terça 18. As centrais organizam paralisação nacional para o dia 28.

"Estamos avaliando uma a uma", disse o ministro sobre as emendas. A reunião com Marinho, na segunda 10, incluiu também representantes da Casa Civil e do Ministério do Planejamento. "Precisamos explicitar garantias", afirmou Nogueira, que hoje voltaria a conversar com o deputado. Segundo ele, a preocupação era priorizar texto negociado desde o ano passado – mas parte das centrais não participou das discussões, e o conjunto das entidades tem se posicionado contra o PL 6.787.

"Não podemos permitir que nenhuma proposta desconfigure o projeto original, que tem o objetivo prestigiar a negociação coletiva", disse o ministro. "E nós precisamos garantir nesse texto que os direitos dos trabalhadores não sejam comprometidos."

O relator pretende incluir itens não previstos no texto original, como o fim da contribuição sindical. Na terça 11, durante plenária, o presidente da UGT, criticou essa possibilidade. "Como podemos acreditar em um aprimoramento da estrutura trabalhista, valorizando as negociações e tirando o oxigênio de quem vai negociar?", questionou. Ele também sugeriu reduzir o número mínimo de trabalhador para eleição de representantes nos locais de trabalho.

Em reunião na Bahia, o presidente da CUT estadual, o petroleiro Cedro Silva, também fez ressalvas à forma como foi feita a discussão. "Poucos ouvem os trabalhadores, a parte mais fraca dessa relação. O país precisa de empregos e de empresas fortes, mas não haverá empresas fortes com uma classe trabalhadora enfraquecida. É preciso buscar o equilíbrio", argumentou.

Curiosamente, depois de apresentado e quase votado o projeto de reforma, o governo editou decreto sobre o funcionamento do Conselho Nacional do Trabalho (CNT), órgão tripartite que, supostamente, deveria discutir o tema. Segundo o ministério, o CNT, com 30 integrantes, visa a "fortalecer a democratização das relações de trabalho e a propositura de diretrizes para políticas públicas de geração de emprego".

seja socio