Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Termina hoje

Bancários do Itaú ITM elegem nova Cipa

Linha fina
Eleição começa em 17 de abril e Sindicato apoia dois candidatos que, se eleitos, deverão atuar em defesa dos trabalhadores na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 
Imagem Destaque
Arte: Marcio Baraldi

São Paulo – Os bancários do centro administrativo ITM do Itaú vão eleger seus novos representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes entre os dias 17 e 19 de abril. O Sindicato apoia dois candidatos que, se eleitos, deverão atuar na comissão em defesa dos interesses e necessidades dos trabalhadores. São eles Ana Lúcia do Nascimento (nº 4) e Tiago Cesar Guabiraba (nº 38).

Ana Lúcia ingressou no banco em 2008, no setor de Atendimento Exclusivo e desde 2010 faz parte da célula de atendimento Uniclass. Tiago Guabiraba é funcionário do Itaú desde 2006 e atualmente trabalha no Núcleo de Relacionamento Uniclass 18 - Site 3. 

Todos os bancários têm direito a votar em apenas um candidato. A votação será feita via sistema pelo portal corporativo do banco. A Cipa será composta por seis titulares e 5 suplentes. 

Os candidatos apoiados pelo Sindicato, Tiago Guabiraba e Ana Lúcia do Nascimento 


Confira as propostas dos candidatos:

Solucionar os problemas das condições dos transportes (ônibus e vans) reivindicando pontualidade nos horários;

Cobrar do banco e das autoridades soluções para a melhoria na segurança externa na região do ITM, pois muitos bancários já foram vítimas de furtos, roubos e até sequestro devido à violência na região; 

Exigir melhoria nos serviços e atendimentos médicos do ambulatório; 

Melhorar o acompanhamento dos lesionados que voltam do INSS, garantindo condições adequadas de trabalho, de acordo com suas restrições; 

Garantir as mesmas oportunidades aos trabalhadores com deficiência no que se refere ao plano de carreira e desenvolvimento profissional; 

Cobrar do banco a implementação de salas de amamentação, melhorias e ampliação das salas de descanso, e reativação das salas de estudos para o bem-estar dos funcionários.

Cipa – A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um instrumento dos trabalhadores para cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho. Tem como objetivo, além da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a defesa da vida e da saúde do trabalhador.

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por um Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar junto ao Sindicato a ampliação dos direitos dos trabalhadores com doenças ocupacionais; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho. 

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

seja socio