Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Contas a Pagar

Terceirização ampliada em setor no Casa 1

Linha fina
Área de Contas a Pagar será passada para prestadora de serviços; Sindicato cobra manutenção dos empregos e direitos de todos os trabalhadores
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo – Depois de várias cobranças do Sindicato, representante do banco espanhol confirmou que o setor de Contas a Pagar do Centro Administrativo Santander (Casa 1) será terceirizado pela empresa IBM. A informação foi dada na quarta-feira 29.

Dirigentes sindicais cobraram a manutenção dos empregos e dos direitos de todos os funcionários do setor. Em resposta, o Santander informou que parte dos trabalhadores permanecerá, principalmente os que estão em estabilidade pré-aposentadoria, e que há um esforço de realocação dos funcionários, mas nem todos serão reaproveitados no banco.

“Reivindicamos que todos sejam transferidos para outros setores, como agências que estão com carência de pessoal. Reforçamos, inclusive, que há cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que trata de requalificação e realocação de funcionários justamente para evitar as demissões”, afirma o diretor do Sindicato Roberto Paulino. ”Vamos acompanhar tudo de perto e cobrar que o Santander exerça sua responsabilidade social. E isso passa necessariamente pela manutenção dos postos de trabalho.”

É preciso reagir – O dirigente explica ainda que a terceirização pode avançar ainda mais e chegar a todos os setores do banco, precarizando as condições de trabalho. Ele cita o exemplo do México, onde a maior parte dos bancários foi substituída por prestadores de serviço que não têm os mesmos direitos da categoria bancária.

“Todos perdem com a terceirização, menos o banco que economiza às custas da exploração das pessoas. Quem é terceirizado tem valor bem inferior de vale-refeição e não tem, por exemplo, o Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS)”, explica Paulino. “Somos contrários a essa precarização e lutamos não apenas para impedir a terceirização, mas cobramos que os funcionários sejam contratados diretamente pelo Santander”, acrescenta o dirigente, convocando todos os bancários a participar da greve geral em 28 de abril, contra a reforma de Previdência, a terceirização e a retirada de direitos.

seja socio