Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Participe!

Eleição da Funcef a todo vapor

Linha fina
Balanço do fundo de pensão dos empregados da Caixa mostra erros da atual gestão que levaram ao aumento do déficit e oneraram ainda mais os participantes; para reverter esse quadro, Sindicato apoia a Chapa do Participante, nº 3, no pleito
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

São Paulo – A eleição para a nova diretoria da Funcef está a todo vapor. Comprometido com o interesse dos trabalhadores, o Sindicato apoia a Chapa do Participante, nº 3, a única capaz de devolver poder de voz e voto a todos os participantes, da ativa e assistidos. Para votar na Chapa do Participante, integrantes do fundo de pensão na ativa e assistidos devem acessar o Autoatendimento do portal da Funcef ou o aplicativo da Fundação (disponível na Apple Store ou na Play Store). É necessário login e senha. É possível votar em qualquer horário, inclusive durante a noite e madrugada. 

“As consequências dos erros e medidas arbitrárias da atual gestão, que conta com a complacência e o voto dos atuais representantes eleitos nas deliberações dos conselhos administrativo e deliberativo, ficam claras no balanço da Funcef, que teve aumento de 50% no déficit desde 2014, quando teve início a atual gestão. Além disso, o déficit cresceu em todos os planos; onerou ainda mais os participantes; os participantes do Reg/Replan estão pagando desconto de 20%, o maior da história; R$ 6,5 bilhões deixaram de ser utilizados em benefício do participante; jogaram o contencioso e a responsabilidade da Caixa quanto ao mesmo para debaixo do tapete; entre outros prejuízos”, avalia o diretor do Sindicato e coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.

“A Funcef perdeu uma oportunidade de ouro de recuperação. Investimentos de renda variável e estruturados tiveram significativa rentabilidade em todos os planos. Porém, a atual gestão optou por destinar poucos recursos para essa opções, optando por investimento em renda fixa e o `retorno´ que obtém com a cobrança de taxas absurdas de seus participantes. Para mudar esse quadro, é preciso votar em uma chapa comprometida com os interesses dos participantes. Por isso, o Sindicato apoia e indica voto na Chapa do Participante, a nº 3 na eleição da Funcef”, acrescenta.

Veja nos quadros abaixo uma análise do balanço da Funcef e dos prejuízos decorrentes dos desmandos e equívocos da atual gestão.

Chapa do Participante

A proposta da Chapa do Participante é trabalhar de forma independente e autônoma, reforçando a capacidade de luta pela manutenção e ampliação de direitos de todos os beneficiários, como historicamente tem feito. Além disso, ela é apoiada por um movimento plural de pessoas e entidades dedicadas à luta pelo interesse dos trabalhadores.

A Chapa do Participante questiona, entre outros pontos da atual gestão, a falta de transparência, a votação com a patrocinadora (Caixa) ignorando a questão do contencioso e a diminuição da meta atuarial e o impacto dessa redução sobre os planos.

A Chapa do Participante é composta pelos seguintes candidatos:

- Diretoria Executiva: Fabiana Cristina Meneguele Matheus (SP), Emanuel Souza de Jesus (BA) e Álvaro Augusto Hale (DF);

- Conselho Deliberativo: Selim Antônio de Salles Oliveira (MG), Valter San Martin Ribeiro (SP), Alana Cristina Gomes da Silva (SC, Suplente) e Celeste Cássia da Fonseca (DF, Suplente);

Conselho Fiscal: Carlos Augusto da Silva (SP) e Túlio Roberto Nogueira Menezes (CE, Suplente).

seja socio