Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema

Temporada do CineB terá filmes exibidos com energia solar

Linha fina
​Projeto do Sindicato em parceria com a Brazucah Produções também mudará de nome: passará a se chamar CineB Solar
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

São Paulo – O CineB retoma este mês sua temporada de exibição de filmes nacionais em bairros da periferia de São Paulo, Osasco e região com uma novidade: as projeções agora serão feitas com a utilização de energia solar! A captação acontece por meio de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor, equipamento que transforma a energia solar em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes. 

Por conta de todo o trabalho de consciência ambiental e sustentabilidade nas comunidades da Grande São Paulo, o projeto também mudará seu nome: passará a se chamar CineB Solar.

O veículo adaptado para captar a energia do sol é um projeto desenvolvido pela Brazucah Produções, parceira do Sindicato na produção do CineB. O Cinesolar, como é conhecido, é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável.

“O veículo recebeu uma pintura especial, valorizando a fauna e as histórias da cultura brasileira. Por dentro, é uma estação de ciências, com equipamentos que ajudam a explicar como se transforma energia solar em energia elétrica”, explica Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB Solar.

João, o Maestro

O filme que fará o lançamento do novo equipamento na temporada será “João, o Maestro”, dirigido por Mauro Lima, que conta a história do pianista e maestro João Carlos Martins. O músico ganhou destaque internacional devido ao seu talento no piano. Após um acidente que prejudica os movimentos de suas mãos, João precisa se reinventar na arte da música.

A sessão acontecerá na quinta-feira 26, às 19h, na ONG Juntos (Rua Canfora, 90), no Jardim Brasília, zona leste de São Paulo, com entrada franca. 

Coragem - As Muitas Vidas do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns

Em seguida, o CineB Solar exibe, no sábado 28, no mesmo horário, "Coragem - As Muitas Vidas do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns". O documentário, do diretor Ricardo Carvalho, homenageia a memória e a luta de uma das vozes mais ativas a favor dos pobres e contra o regime que sequestrou, torturou e matou centenas de brasileiros.

A sessão acontecerá na Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores (Rua José Máximo Pinheiro de Lima, 410), no Jardim Ipê, zona sul da capital paulista, também com entrada gratuita.

O projeto 

O CineB é uma parceria entre o Sindicato e a Brazucah Produções, que promove o acesso ao cinema nacional para a população de bairros periféricos da Grande São Paulo.

Desde 2007, o projeto já chegou a um público superior a 60 mil espectadores em mais de 480 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

Já foram exibidos na tela do CineB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

seja socio