Pular para o conteúdo principal
Chapéu
pandemia

Coronavírus: e-mail do Santander gera desinformação

Linha fina
Comunicado enviado a parte dos bancários dá orientações sobre afastamentos por causa da pandemia de covid-19; Sindicato cobra que a mensagem seja direcionada a todos os trabalhadores a fim de evitar maus entendidos
Imagem Destaque
Montagem: Linton Publio

Um comunicado interno do Santander (clique aqui para visualizar) orientando os trabalhadores do grupo de risco a se manterem em isolamento por causa da pandemia de coronavírus (covid-19) foi enviado apenas a uma parcela dos bancários, causando desinformação. 

Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários
​> Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Santander

A mensagem oficializa procedimentos, pedindo que os trabalhadores do grupo de risco permaneçam “em isolamento domiciliar durante o período de grande circulação do vírus em nosso país”. O comunicado está de acordo com o que já vem sendo praticado nas últimas semanas. 

O comunicado informa, ainda, que os trabalhadores inseridos no grupo de risco têm alternativas:  trabalhar em home office, sem alternar para trabalho presencial em esquemas de rodízio. O comunicado ressalta que, para esta opção, “é fundamental o alinhamento com o seu gestor”.

Para as demais situações que justifiquem ausência, os bancários deverão preencher uma auto declaração, envia-la para o Fale com RH, ou ligar para (11) 3012-2881, para que o procedimento de justificativa de ausência seja efetuado. 

O problema é que o banco enviou o comunicado apenas para uma parcela dos trabalhadores. Os critérios de envio não ficaram claros, e o recebimento da mensagem não garante se o trabalhador está ou não inserido no grupo de risco. 

As pessoas que se enquadram em algum dos critérios de risco, mesmo que não tenham recebido o e-mail, devem seguir os procedimentos estabelecidos pelo comunicado. 

São consideradas grupo de risco as pessoas com 60 anos ou mais (com ou sem doenças crônicas); Hipertensos; Diabéticos; Doentes pulmonares graves (asma e bronquites graves, DPOC e dependentes de oxigênio); Deficiências do sistema imune (HIV, Lúpus, tratamento de Câncer, Esclerose Múltipla, dentre outros); Doenças renais crônicos (Insuficiência Renal, tratamento de diálise); Gestantes.

O comunicado informa ainda que no “primeiro momento haverá concessão de férias por até 30 dias, baseado na Medida Provisória 927/2020”. 

O Sindicato é contra a implementação dessa Medida Provisória. Contudo, o banco já a implementou, sem negociação prévia com os representantes dos trabalhadores.

> Coronavírus: bancários cobram mais proteção para a categoria

“O Sindicato cobrou do banco, na última sexta-feira 24, que mensagem seja enviada a todos os trabalhadores a fim de orienta-los e para evitar maus entendidos”, informa Welington Corrêa, dirigente sindical e bancário do Santander. 

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Ou ainda está está demitindo, propondo redução de salário e suspensão de contrato? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
orientando_os_trabalhadores_do_grupo_de_risco.pdf (225.35 KB) 225.35 KB