Pular para o conteúdo principal

Sindicato cobra do Santander melhorias no processo eleitoral da Cipa

Imagem Destaque
arte com fundo vermelho mostra um computador em cima de uma mesa e o logo da Cipa

Dirigentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região reuniram-se com representantes do Santander para cobrar melhorias no processo eleitoral das comissões internas de prevenção de acidentes (Cipa). Os pleitos deste ano, realizados de forma virtual, foram marcados pela divulgação insuficiente e baixa adesão de votantes.

Na reunião, realizada nesta terça-feira 12, os representantes dos trabalhadores entregaram aos representantes do banco um ofício (leia aqui na íntegra) expondo os problemas identificados pelo Sindicato.

O documento também cobra reivindicações a fim de tornar o processo eleitoral das Cipas mais transparente e democrático. Dentre as sugestões estão a importância de uma divulgação mais ampla para os trabalhadores sobre o que é a Cipa e a respeito de sua eleição nos prédios administrativos do banco; e a participação do Sindicato no processo.

“O Sindicato é o representante legítimo e de direito dos trabalhadores bancários e, como tal, nós queremos participar de todas as etapas das próximas eleições para as Cipas, a fim de garantir que a votação dos escolhidos para integrar as comissões seja a mais correta e justa possível”

Ana Marta Lima, dirigente sindical e bancária do Santander

O que é Cipa?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um instrumento dos trabalhadores para cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho. Tem como objetivo, além da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a defesa da vida e da saúde do trabalhador.

Quais as funções dos cipeiros?

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por um Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar junto ao Sindicato a ampliação dos direitos dos trabalhadores com doenças ocupacionais; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho.

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

“A Cipa é uma ferramenta essencial para os trabalhadores no sentido de cobrar do banco melhores condições de trabalho. Contudo, causou preocupação e acendeu o sinal de alerta no movimento sindical a alta abstenção de votos, o que indica que poucos trabalhadores tomaram ciência sobre importância das comissões na garantia da saúde física e mental nos locais de trabalho”, alerta Ana Marta.

seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
oficio cipa.pdf (57.2 KB) 57.2 KB