Pular para o conteúdo principal

Sindicato cobra do Santander o agendamento de perícias junto ao INSS

Imagem Destaque
Ilustração remetendo a uma perícia médica do INSS

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região recebeu denúncias de que bancários do Santander estão com dificuldades com a marcação de perícias médicas junto ao INSS, uma vez que o banco espanhol tem se esquivado da sua obrigação de realizar o agendamento. 

Cabe lembrar que, por força da cláusula 45 da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários, a obrigação da marcação das perícias junto ao INSS é dos bancos, e não dos trabalhadores. O bancário tem a prerrogativa de marcar a perícia por iniciativa própria se assim ele desejar, até o 20º dia do afastamento, avisando ao banco que houve a marcação. Caso não faça, a obrigação de marcar a perícia segue com o empregador.

"O Sindicato procurou o Santander para esclarecimentos e para cobrar que respeite o que está acordado na CCT, assumindo a responsabilidade pelo agendamento das perícias, uma vez que os bancários, já fragilizados, estão encontrando muitas dificuldades. Esperamos que o banco dê um retorno com urgência, solucionando esta questão", diz a dirigente do Sindicato e bancária do Santander, Ana Marta Lima. 

"Caso o bancário esteja encontrando dificuldades na marcação da perícia e o banco se recuse a realizar o agendamento da perícia, como determina a CCT, ele deve entrar em contato com o Sindicato. O sigilo é garantido", acrescenta a dirigente.

O bancário deve entrar em contado por meio da Central de Atendimento remota, pelo (11) 3188-5200, via chate-mail e WhatsApp (11 99930-8483), canais que funcionam das 9h às 18h, ou comparecer pessoalmente na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413. Centro) a partir das 10h.   

seja socio