Pular para o conteúdo principal

Bradesco: Sindicato faz ato em defesa dos empregos na agência Cupecê

Imagem Destaque
Dirigentes em ato, na agência Cupecê, em defesa dos empregos dos bancários do Bradesco

Nesta quarta-feira 10, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realizou ato de defesa dos empregos dos bancários do Bradesco, na agência Cupecê (nº 619), zona sul da capital paulista.

O ato, parte da campanha promovida pelo Sindicato em defesa dos empregos dos bancários do Bradesco em meio à reestruturação em curso no banco, teve distribuição de pipoca e chamou a atenção dos trabalhadores, clientes e transeuntes de forma lúdica e circense.

“Logo após o anúncio da reestruturação em curso no Bradesco, que inclui o fechamento de agências, o Sindicato deu início à campanha em defesa dos empregos dos bancários, cobrando que todos impactados neste processo sejam realocados. Em reuniões com o movimento sindical, o banco tem afirmado que os empregos serão preservados, mas o Sindicato está alerta, nas ruas e redes, para que isso de fato se concretize”, destaca a dirigente do Sindicato e bancária do Bradesco, Maria de Lourdes da Silva, a Malu.

A escolha da agência Cupecê para a realização de mais um ato da campanha em defesa dos empregos – que já passou pela Cidade de Deus e Nova Central, foi motivada pelos planos do Bradesco de transformá-la em uma unidade de negócios.

“Cobramos do banco a manutenção da unidade como agência de atendimento ao público, uma vez que ela é essencial para a população da região do Cupecê, especialmente os idosos. Durante o ato, tivemos grande apoio dos clientes, que relataram que o atendimento no Bradesco, por conta das mudanças impostas por sua direção, piorou”, diz Malu.

Reestruturação

O Bradesco teve lucro líquido recorrente de R$ 16,3 bilhões em 2023. Na apresentação do balanço ao mercado, em fevereiro, o banco anunciou uma série de mudanças estruturais para os próximos cinco anos.

Entre as medidas estão a contratação direta de cerca de 3 mil bancários para a área de Tecnologia da Informação (TI) e a criação do segmento Alta Renda Afluente, que terá um atendimento com menor número de clientes por carteira. O banco também fechará agências físicas e esse processo já começou: entre o final de 2019 e dezembro de 2023, foram extintas 1.783 agências e 703 postos de atendimento bancário, segundo dados do próprio balanço da empresa.

“O Bradesco precisa ter responsabilidade com os bancários, que constroem dia após dia o lucro do banco, e com os clientes, que pagam taxas altas e merecem um bom atendimento”, conclui a dirigente do Sindicato.

seja socio