Nesta segunda-feira, 29 de abril, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região promoveu um protesto em frente de uma agência Personnalité do Itaú, na zona norte da capital paulista, contra o assédio moral cometido pela gestão da unidade.
Dirigentes do Sindicato levaram até a agência o “portal do inferno”, forma lúdica da entidade de ilustrar a rotina enfrentada pelos bancários da agência por conta das práticas assediadoras da gestão.
“Trouxemos o portal do inferno até essa agência para denunciar este que é um caso clássico de assédio moral, no qual a gestão da unidade já havia sido denunciada anteriormente, quando atuava em outros locais. Entre suas práticas assediadoras estão fazer os subordinados chorarem, adoecerem, ameaçar de demissão, colocar em risco a empregabilidade, entre outras”, relata a dirigente do Sindicato e bancária do Itaú Adriana Magalhães.
“A conduta assediadora desta gestão é recorrente e de conhecimento do banco. Cobramos do Itaú o mesmo rigor da condução de casos de assédio sexual, intolerância religiosa e homofobia – que está correto – também para os casos de assédio moral, independente de qual cargo ocupa o assediador”, acrescenta a dirigente.
Os bancários que forem vítimas ou identificaram casos de assédio moral em seu local de trabalho devem acionar o Sindicato por meio do Canal de Denúncias. O sigilo é garantido.
“O Sindicato continuará protestando e expondo casos de assédio moral. Esperamos que a atividade que realizamos nesta agência do Itaú na zona norte, região na qual temos recebido muitas denúncias de práticas assediadoras em unidades do Itaú, sirva de alerta para que outros gestores também repensem suas condutas e não incorram no assédio moral”, conclui Adriana Magalhães.