
A campanha "Queremos Saúde, Caixa!" segue mobilizando a categoria! O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região tem feito reuniões em unidades da Caixa para dialogar com os trabalhadores, visando ampliar a conscientização sobre a importância de defender o Saúde Caixa e da cobrança de melhorias no plano. Nesta quarta-feira (23), foram realizadas reuniões no edifício Brás, no Largo da Concórdia, e na agência Mazzei, na zona norte de São Paulo.
Mais credenciamentos
A falta de especialidades no Saúde Caixa tem afetado os usuários. Por isso, o Sindicato tem cobrado a ampliação da rede credenciada durante as negociações com o banco.
A volta de coordenações responsáveis pelo Saúde Caixa nas gerências e representações regionais de pessoas (Gipes/Repes) e dos comitês regionais de credenciamento e descredenciamento do plano podem ajudar a fortalecer a rede e melhorar o atendimento ao usuário e ao credenciado.
Você também pode ajudar nessa luta indicando clínicas, hospitais e profissionais de 15 especialidades médicas interessados em atender no Saúde Caixa. Veja o passo a passo no final da matéria.
Pelo fim do teto
Uma das principais demandas da campanha é o fim do teto de custeio. Atualmente, o estatuto social da Caixa limita em 6,5% da folha de pagamentos os gastos do banco com a saúde de seus empregados. Isso impede que a Caixa arque com os 70% dos custos do Saúde Caixa, conforme estipulado no ACT específico do plano. A consequência é que as contribuições dos usuários se aproximam de 50% dos custos.
Fortaleça a luta
Desde fevereiro, o Sindicato e a Contraf-CUT, juntamente com as demais federações e sindicatos de bancários de todo o país, realizam uma campanha para cobrar a melhoria da qualidade de atendimento do Saúde Caixa. O empenho dos bancários e das bancárias nessa mobilização é fundamental para um desfecho positivo, destacam os dirigentes sindicais envolvidos.
"É muito importante que os empregados da Caixa participem da campanha em defesa do Saúde Caixa, pois sem uma forte mobilização não poderemos manter o plano acessível e de qualidade para todos os empregados e beneficiários", afirma Danilo Perez, dirigente do Sindicato e bancário da Caixa.
"Neste ano, temos negociações para um novo acordo do Saúde Caixa. Além de questões relativas ao custeio, a qualidade do plano também é alvo de reclamações. Todos os empregados precisam estar atentos e mobilizados para garantirmos um Saúde Caixa viável, sustentável e com qualidade", ressalta Luiza Hansen, dirigente sindical na Caixa.
Passo a passo
• Use o link https://abre.ai/indicacaosaudecaixa para acessar a página de indicações;
• Veja para quais especialidades e cidades o edital está aberto;
• Veja a relação de documentos necessários;
• Acesse o “Fale Conosco” na Central Saúde Caixa;
- Se usuário, selecione “Nova solicitação”; > “Beneficiário”; > “rede credenciada e serviços”; > “Indicação para credenciamento”;
- Se prestador, selecione “Nova solicitação”; > “Prestador”; > “manutenção/termo aditivo”; “CNPJ ou CPF”;
• No formulário informe nome do profissional/clínica/hospital, e-mail de contato e CPF/CNPJ > Endereço, município e a UF > especialidade ou serviços do profissional;
• Clique em enviar;
- Se usuário, entre em contato com um dirigente sindical da Caixa da sua localidade e informe o número do protocolo e os dados do item 7 para que ele acompanhe o andamento do credenciamento;
- Se prestador, fique atento ao seu e-mail. Uma mensagem com convite para credenciamento e orientações será enviado após análise da solicitação.
