Diante das queixas dos empregados da Caixa em relação ao modelo atual do Super Caixa, a Contraf-CUT, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e as Apcefs estão promovendo a campanha “Vendeu/Recebeu”, que cobra mudanças no programa de premiação da rede de varejo e atacado, responsável pela remuneração do desempenho dos empregados.
A iniciativa é acompanhada de um abaixo-assinado que reivindica mudanças no atual regramento e a orientação para que os empregados vistam a cor branca na sexta-feira 19. O objetivo é envolver os trabalhadores na luta por mudanças no programa.
Os empregados relatam sensação de desvalorização e incerteza. Muitos apontam que o trabalho não é reconhecido de forma justa, afetando a motivação, o bem-estar e o atendimento.
Transparência e equilíbrio no Super Caixa
A finalidade do Super Caixa é estimular os empregados da rede de varejo e atacado a venderem produtos como seguros, previdência, consórcios e capitalização, por meio de remuneração aos empregados “indicadores” e gestores que superam as metas estabelecidas (bloco sinergia); e de premiação de gestores por desempenho superior, sendo levado em consideração fatores como experiência do cliente, resultado financeiro e fidelização.
O programa de remuneração variável substitui mecanismos anteriores, como o Bônus Caixa e o TDV (Time de Vendas).
Segundo os trabalhadores, alterações são necessárias a fim de assegurar mais equilíbrio e transparência nos critérios de remuneração.
“As regras precisam ser transparentes e simples para que o Super Caixa reproduza com justiça a realidade dos empregados que atendem diariamente a população. Esta é uma reivindicação permanente do Sindicato nas mesas de negociação com o banco, porque hoje os critérios do programa são complexos e vinculados ao desempenho de toda a unidade, o que dificulta muito a perspectiva de remuneração, afetando, inclusive, a organização financeira dos empregados”, destaca Luiza Hansen, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e representante da Fetec-CUT/SP na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa).