Pular para o conteúdo principal

Delegados são eleitos para o Conecef

Linha fina
Durante o congresso estadual dos empregados da Caixa também foram definidas as prioridades que serão levadas ao encontro nacional; mais contratações é a principal reivindicação
Imagem Destaque

São Paulo – Os empregados da Caixa Federal de São Paulo, Osasco e região elegeram 53 delegados para Congresso Nacional dos Empregados do banco público (Conecef). Deste total, 11 são aposentados e 42 da ativa.

Na ocasião foram discutidos, ainda, a organização do movimento na próxima Campanha Nacional, o papel social da Caixa, a saúde do trabalhador, as condições de funcionamento das unidades, além da situação do Saúde Caixa e da Funcef.

Todas essas questões serão levadas ao Conecef, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de junho, em São Paulo.

O integrante da comissão executiva dos empregados da Caixa Dionísio Reis ressalta o respeito a diversidade de pensamento. "Todas as propostas apresentadas pelas diversas correntes sindicais serão remetidas ao Conecef."

Mais empregados – A atual conjuntura do sistema financeiro nacional e questões relativas ao balanço atual da Caixa também foram discutidos.

Com exceção da Caixa, os maiores bancos que atuam no país estão cortando postos de trabalho. No ano passado, Bradesco, Itaú, Santander Banco do Brasil e HSBC eliminaram 8.212 vagas.

A Caixa foi a única instituição que apresentou saldo positivo: 5.272  empregados a mais, passando de 92.926 trabalhadores em 2012 para 98.198 no ano passado.
Dionísio coloca este dado sob perspectiva. "As contratações não estão acompanhando o ritmo de abertura de novas agências, e isso acarreta em sobrecarga de trabalho e assédio moral."

Mesmo com as milhares de contratações, a relação do número de empregados por agência na Caixa caiu de 31,78 no primeiro trimestre de 2013 para 29,92 no mesmo período deste ano, redução de 6%. "Por essa razão o aumento do número de empregados por agência e por setor terão papel central no 30º Conecef e na campanha nacional deste ano", finaliza Dionísio.


Rodolfo Wrolli – 26/5/2014

seja socio