Pular para o conteúdo principal

Financiários definem prioridades da Campanha 2016

Linha fina
Aumento real para salários e verbas e combate à terceirização estarão no centro dos debates entre dirigentes sindicais e a Fenacrefi
Imagem Destaque
São Paulo – Para fortalecer a unidade, definir estratégias de luta e estabelecer as prioridades para a Campanha Salarial 2016, representantes dos trabalhadores realizaram a 1ª Conferência Nacional dos Financiários.

O evento, realizado entre 12 e 14 de maio, definiu as propostas que serão apresentadas à federação das financeiras (Fenacrefi) para a discussão da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Entre as reivindicações destacam-se o reajuste de 14,71% (que corresponde à reposição da inflação projetada de 9,25% do INPC, entre 1º de junho de 2015 e 31 de maio deste ano, mais 5% de aumento real) para salários e vale-refeição, vale-alimentação e auxílio-creche/babá; Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários do funcionário, negociação de Plano de Cargos e Salários (PCS) que garanta valorização e igualdade de oportunidades para todos.

A diretora executiva do Sindicato Marta Soares, que participou da conferência, explica que além da luta pela valorização do poder de compra, será cobrado que as empresas enquadrem todos os seus trabalhadores como financiários. “Não há sentido, por exemplo, que os promotores de crédito estejam excluídos da categoria e submetidos a direitos inferiores aos demais funcionários”, afirma.

Terceirização – Entre as propostas aprovadas na conferência para barrar a terceirização estão a suspensão de implantação de projetos para esta finalidade e a proibição de terceirizar setores como tesouraria, teleatendimento, cobrança de cartão de crédito entre outros.

“É importante que, além de acompanhar de perto as discussões que teremos com as instituições sobre o assunto, também fiquem atentos à tramitação do chamado PL da Terceirização (PLS 30/2015). Esse projeto permite a terceirização até mesmo da atividade-fim e há forte lobby de empresários e executivos de bancos para que seja aprovado”, declara Marta Soares.

> PL da Terceirização prejudica trabalhadores  

Outra proposta é que haja a unificação da data base de todos os financiários. Atualmente a dos trabalhadores de São Paulo é 1º de junho. Mas é em meses diferentes em outros estados.

“Essa uniformização, como ocorre na categoria bancária de norte a sul do país, é essencial para fortalecer a unidade dos financiários”, acrescenta Marta Soares.

A pauta será agora remetida para aprovação em assembleia dos trabalhadores, em data a ser definida, e posteriormente será entregue à Fenacrefi.  


Jair Rosa – 16/5/2016
seja socio