Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sindical

CUT conquista sindicatos e cresce no estado

Linha fina
Novas disputas irão acontecer neste mês em diferentes categorias
Imagem Destaque
Arte: CUT São Paulo

São Paulo - O primeiro quadrimestre de 2017 traz como resultado o crescimento da base cutista no estado de São Paulo. Entidades sindicais permaneceram na CUT em disputas eleitorais realizadas e novos sindicatos abraçaram o projeto político da Central que hoje lidera o índice de representatividade dos trabalhadores brasileiros. Leia a publicação original no site da CUT São Paulo.

Uma das recentes disputas foi a do Sindicato. A vitoriosa Chapa 1 recebeu 78,76% dos votos, colocando a bancária Ivone Silva à frente da presidência, em uma eleição que contou com a participação de mais de 23 mil trabalhadores, entre os dias 25 e 28 de abril. O percentual de votos nulos foi de 1,79% e de 1,19% em branco.

 “O mês de abril em especial foi de muita luta e batalha. A CUT ousou, foi pra cima de seus adversários, logrando êxito e fortalecendo, assim, o projeto organizativo da entidade”, afirma o secretário de Organização da CUT São Paulo, Hélcio Marcelino.

Contra a Força Sindical, em 6 de abril a Chapa 2 da CUT venceu com 54% dos votos na eleição do Sindicato dos Metalúrgicos de Araras, com o lema  “Renovação e Democracia”. Foi eleito Luiz Carlos Acácio Proni como presidente.

No ABC, a nova direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema foi eleita no dia 7 de abril, para o mandato de 2017 a 2020.  A Chapa 1 foi eleita por 92,3% dos votos válidos, com José Aparecido da Silva à frente da entidade.

No Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Eder Gatti Fernandes foi eleito como presidente da entidade para a gestão 2017-2020, na Chapa 1 cutista disputada de 10 a 13 de abril e que ganhou com 71% dos votos válidos.

Março aguerrido - Nos dias 2 e 3 de março, motoristas e cobradores elegeram com 60% dos votos a Chapa 1 da CUT na eleição dos Condutores Rodoviários do Vale do Paraíba. A entidade tem 14 mil trabalhadores e trabalhadoras em sua base, dos quais sete mil são sindicalizados.

Em duas eleições acirradas realizadas em março, a base do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) votou na Chapa 1 com o lema “Mudar para Lutar”. O agente penitenciário Fábio Jabá é o novo presidente da entidade. A nova diretoria tomou posse dia 11 de abril.

Eleições vêm por aí - O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) disputam eleição iniciada em 9 de maio e que seguirá até esta sexta-feira 12. A eleição será com chapa única, encabeçada pelo atual presidente da entidade, Francisco Lemos.

A Chapa 2 da CUT disputa com outra central o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC), em eleição que ocorre nos dias 17 e 18 de maio.

No dia 25 deste mês ocorrerá a eleição da nova direção do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). A direção da CUT São Paulo já declarou apoio à Chapa 1 Unidade, que traz como lema a luta contra a reforma da Previdência, em defesa do salário e dos direitos da categoria.

seja socio